Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Notícias

É dengue ou gripe? Saiba como diferenciar os sintomas das doenças

Sintomas como dor de cabeça, mal-estar, febre e fraqueza são sinais comuns presentes em várias enfermidades, incluindo a dengue e a gripe. Desta forma, em caso de suspeita de alguma dessas doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico pode fazer o diagnóstico correto.

“Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.”

Sintomas de dengue: febre alta; dor no corpo e nas articulações; dor atrás dos olhos; mal-estar; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo.

Sintomas da gripe: febre; coriza; dor de garganta; tosse; dor no corpo; dor de cabeça; dores articulares; diarreia; vômito; fadiga; prostração; rouquidão; olhos avermelhados e lacrimejantes.

A Secretaria Municipal de Saúde de Barretos criou um protocolo para a realização do exame para diagnóstico de dengue, que deve ser feito a partir do sexto dia de sintomas. A orientação é que procurem a rede municipal de atendimento, para que ocorra uma avaliação médica e recebam o encaminhamento para a testagem.

O exame pode ser colhido de segunda a sexta-feira no Postão (ARE I) e nas UBSs dos bairros América, Marília e Barretos II. O paciente com encaminhamento médico deve procurar uma dessas unidades entre 7 e 9h, considerando a data estipulada.

Compartilhe: