Ir para o conteúdo

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Notícias

Dra. Daniele Rezek orienta pessoas com insuficiência cardíaca durante calor intenso

A Dra. Daniele Rezek, médica cardiologista, orienta às pessoas com insuficiência cardíaca sobre os cuidados que devem ter nessa fase de calor intenso e detalha como o bom funcionamento do coração é afetado por essa questão.
“O calor, assim como o frio, é causa de morte no Brasil e no mundo. Principalmente em dois grupos: o de crianças e o de idosos. Pois no calor, a gente desidrata e precisa beber mais líquido. A criança, muitas vezes, não sabe pedir água, e, os idosos, ao longo do tempo, perdem a sede e esquecem de beber água. Então tem que sempre lembrar as pessoas idosas de se hidratarem.
A cardiologista afirma que por conta da vasodilatação (processo de dilatação dos vasos sanguíneos através do relaxamento dos músculos), há uma queda de pressão, que tem como sintomas a sonolência, sudorese fria, o que pode levar a pessoa ao desmaio.
De acordo com ela, por conta dessa queda de pressão, principalmente pessoas de idade mais avançada, que usam remédios como diuréticos, medicamentos para pressão, correm mais risco de saúde.
“Uma questão importante que quero chamar atenção, da parte cardiológica, é daqueles pacientes com insuficiência cardíaca. Hoje o Brasil, tem quase 3 milhões de pessoas com insuficiência cardíaca, e a orientação é a de restrição de líquido, a gente [os médicos] recomenda a beber 2,5 litros de água por dia para pessoas com insuficiência cardíaca. Não existe uma fórmula mágica, e cada pessoa com essa doença, que já usa o seu diurético, já tem a restrição de líquido, deve conversar com seu cardiologista para saber mais sobre sua ingestão de líquido”, finaliza.

Compartilhe: