Ir para o conteúdo

quinta-feira, 13 de junho de 2024

Notícias

Dos Estados à Austrália, empresas barretenses exportam produtos para mais de 40 países

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as empresas barretenses exportam seus produtos para mais de 40 países dos mais diversos continentes do planeta.

Para a América do Sul, são enviadas mercadorias para 10 países, incluindo a Argentina, o maior parceiro comercial na região, que comprou, nos primeiros quatro meses deste ano, 2,55 milhões de dólares.

Na América do Norte, os Estados Unidos representa o maior comprador de produtos produzido no município, para onde foram enviados neste ano 14,7 milhões de dólares. Há comércio também com o México e Canadá.

A cidade exporta ainda para sete países da Europa, incluindo a Rússia, para onde foram vendidos 449 mil dólares. Há também compradores em 13 países do continente africano, entre eles a Líbia, que importou 673 mil dólares.

Para a Austrália foram vendidos 47,2 mil dólares. As vendas para a Índia já somam, neste ano, 217 mil dólares.

De longe, o maior parceiro comercial de Barretos é a China, que já comprou mais de 31,2 milhões de dólares de empresas locais em 2024, respondendo por 32,3% das vendas externas do município.

De acordo com o MDIC, no 1º quadrimestre, as exportações da cidade somaram 97,57 milhões de dólares, com aumento de 40,2% em relação ao mesmo período do ano passado. As importações totalizaram 6,57milhões de dólares, com queda de 4,2%, gerando um superávit de 91,01 milhões de dólares.

Compartilhe: