Ir para o conteúdo

sábado, 15 de junho de 2024

Notícias

Diagnóstico sobre o Ribeirão Pitangueiras foi apresentado em reunião

Servidores do Saae participaram de uma reunião em Ribeirão Preto centrada na elaboração de estudos e projetos para a recuperação e proteção de mananciais do “Programa Rios Vivos” desenvolvido pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que realiza ações em diversas bacias hidrográficas, incluindo a do Baixo Pardo/Grande, da qual o município faz parte.

Durante a reunião, foi apresentado um diagnóstico detalhado sobre o Ribeirão das Pitangueiras, responsável por grande parte do abastecimento de água da cidade. O diagnóstico revelou que 19 hectares da Área de Preservação Permanente (APP) do trecho selecionado do curso d’água estão sem cobertura vegetal. Além disso, identificou-se que aproximadamente 0,2 km² da bacia requerem ações urgentes de conservação do solo.

As soluções propostas para esses desafios incluem um conjunto de projetos e diretrizes. Entre eles estão a recomposição florestal, implementação de programas de pagamento por serviço ambiental (PSA), iniciativas de educação ambiental, técnicas avançadas de conservação do solo, elaboração de cartas de capacidade de uso da terra e cartas geotécnicas.

Compartilhe: