Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Notícias

Dezesseis barretenses já registraram queixa contra golpe que falsifica conta de energia

Consumidores devem ficar atentos a um novo golpe que falsifica a segunda via de contas da CPFL. O esquema é simples: ao pesquisar o nome da empresa através de um buscador de internet, o resultado oferece um link patrocinado, que redireciona a vítima para um site falso.

 

De acordo com o coordenador do Procon em Barretos, Delaias Santos Raimundo, pelo menos 16 consumidores foram lesados até o momento na cidade.

 

“Um consumidor que pesquisar no Google por ‘segunda via CPFL’ ou ‘conta CPFL’, por exemplo, pode clicar em sites fraudulentos que vão aparecer no topo da busca, já que os termos podem ser patrocinados pelas páginas falsas. Para transmitir ainda mais veracidade, os golpistas utilizam o nome e logo oficial da empresa”, explica Delaias.

 

Já com o consumidor no site, os criminosos solicitam dados pessoais e números de conta. Uma vez com os dados, é provável que os golpistas acessem o site real da empresa para obter o valor da fatura em aberto. Os golpistas, então, geram boletos falsos ou enviam QR code para as vítimas pagarem.

 

“Alertamos que o cliente deve solicitar serviços, incluindo a segunda via da conta, exclusivamente pelo site oficial da empresa, ou pelo aplicativo CPFL Energia. Além disso, antes de confirmar o pagamento da conta, é preciso verificar o nome e o CNPJ da empresa favorecida”, orientou o coordenador.

Compartilhe: