Ir para o conteúdo

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias

Crescimento do Comércio Varejista Brasileiro em Abril de 2024 Impulsiona Setor

No último mês de abril, o comércio varejista brasileiro testemunhou um crescimento significativo, marcando o quarto resultado positivo consecutivo para o setor. De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (13), o volume de vendas cresceu 0,9% em relação a março, quando ajustado sazonalmente.

Este aumento contínuo reflete uma tendência positiva, com o setor acumulando uma alta de 4,9% no ano e 2,7% nos últimos 12 meses. As informações detalhadas revelam que, das oito atividades analisadas, cinco registraram avanços em abril, impulsionando o desempenho geral do mercado.

O destaque desse crescimento foi para os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com um aumento de 1,5%. Seguindo essa tendência, os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação tiveram um crescimento significativo de 14,2%, exercendo uma forte influência sobre o resultado geral do setor.

Cristiano Santos, gerente da pesquisa, explicou que o setor de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação conseguiu se recuperar após uma queda no mês anterior, atribuindo esse ressurgimento em parte aos descontos oferecidos por algumas grandes marcas.

Além disso, o segmento de móveis e eletrodomésticos registrou um aumento de 2,4%, revertendo a tendência negativa do mês anterior. Santos enfatizou que essa recuperação está relacionada a um período desfavorável para as vendas no ano passado, com algumas grandes cadeias enfrentando resultados ruins e fechando lojas.

Compartilhe: