Ir para o conteúdo

terça-feira, 05 de março de 2024

Notícias

Coordenadora destaca a importância da prevenção durante o Carnaval

“O Carnaval é um momento de descontração em que muita gente quer aproveitar a festa, mas é sempre importante ter consciência dos riscos de contaminação por infecções sexualmente transmissíveis e que o uso do preservativo é a melhor forma de prevenção”, afirma a coordenadora do Programa IST/HIV/AIDS, Cecília Marques dos Reis. Ela lembra que o uso do preservativo funciona também para evitar a gravidez indesejada.

A Secretaria Municipal de Saúde recomenda a atitude preventiva. Entretanto, ocorrendo alguma eventualidade em que o preservativo tenha estourado ou em caso de relação de risco sem preservativo, é mantido em finais de semana e feriado o atendimento ininterrupto na UPA e Santa Casa para se iniciar a profilaxia pós-exposição, que é indicada para até 72h após o ocorrido; sendo indicado procurar a unidade o quanto antes.

Em casos de violência, assédio, abuso ou importunação, as mulheres devem acionar a rede de proteção a qualquer momento, ligando gratuitamente para a Polícia Militar 190, SAMU 192, Disque Denúncia 181 ou para a Central de Atendimento à Mulher da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos 180.

Compartilhe: