Ir para o conteúdo

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias

Confira a programação completa do Revelando SP em Barretos

Foi divulgada a programação completa para a edição de Barretos do Revelando SP em 2024. Iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O evento em Barretos é correalizado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos. Maior festival da valorização da cultura tradicional paulista, o Revelando SP acontece na cidade entre 17 e 19 de maio. A entrada é gratuita.

O festival, que promove um grande encontro das expressões culturais tradicionais que formam a identidade paulista. Barretos recebe durante o evento, que será realizado no Recinto Paula de Lima Correa, 60 participantes, entre culinaristas, artesãos e representantes das mais diversas manifestações culturais do estado de São Paulo.

No artesanato, o público poderá conferir produções elaboradas com as mais variadas técnicas e materiais, como brinquedos, peças ornamentais, tapetes, mantas, colchas, pinturas, utensílios domésticos, objetos decorativos, bordados, gamelas, instrumentos de percussão, objetos confeccionados a partir de retalhos de couro, macramê, entalhes em madeira, estamparia e imagens sacras.

A riqueza da culinária paulista está representada no Revelando SP Barretos com produtos à base de milho e do cambuci, biscoitos, linguiça, arroz vermelho com suã, feijão tropeiro, arroz carreteiro, torresmo tropeiro, carne na lata, paçoca de carne, peixe, queijos, doces, farofa de içá, café, cachaça e vinho. E, como não poderia faltar em Barretos, a queima do alho, tradição absoluta da cidade, tem seu lugar cativo.

Nas manifestações culturais também não falta variedade. Tem catira, folia de reis, modas de viola, congada, fandango de tamancos, fanfarra, moçambique, cururu, jongo e muito mais.

Também fazem parte da programação do Revelando SP shows com grandes nomes da música brasileira. A dupla Cezar & Paulinho, que está completando 50 anos de atividades, e o cantor Thiago Carvalho se apresentam no dia 17 de maio. O músico Guito, que ficou conhecido por ter interpretado o personagem Tibério na novela “Pantanal” (2023), sobe ao palco no dia 18. Domingo, 19, é dia de dose dupla: tocam no festival o grupo Demônios da Garoa, com mais de 80 anos de trajetória, e a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos, que fará um show especial, tocando clássicos do sertanejo.

Compartilhe: