Ir para o conteúdo

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Notícias

Colômbia atinge 90,6% de crianças alfabetizadas e ocupa 30ª posição em no estado

O município de Colômbia alcançou um índice de 90,6% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2023. Esse resultado coloca o município na 30ª posição entre os 645 municípios do estado e em 1º lugar na Diretoria de Ensino de Barretos. O índice obtido supera significativamente a média nacional, que foi de 56%, e a média do estado de São Paulo, que foi de 52%. Colômbia ultrapassou a meta proposta para 2030, que é de 80%.

Os dados foram apresentados no 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, divulgado em 28 de maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Em 2023, o governo federal, em parceria com estados e municípios, realizou avaliações nas escolas públicas para verificar o nível de alfabetização dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Essas avaliações foram parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). A meta proposta pelo Ministério da Educação (MEC) era recuperar o patamar de 55% de alunos alfabetizados, observado em 2019, antes da pandemia de Covid-19.

As informações foram coletadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Compartilhe: