Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias

Câncer de mama já causou o óbito de 14 barretenses neste ano

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre janeiro e julho deste ano, 14 barretenses perderam a vida tendo como causa o câncer de mama. De acordo com o ministério, a doença matou 13,21% das 106 mulheres que se internaram para o tratamento. O ministério aponta que no mesmo período de 2022, o número de mortes na cidade chegou a oito, com taxa de mortalidade de 8,16%. Foram 98 internações.
A mamografia é o único exame de imagem que reduz a mortalidade do câncer de mama, por detectar precocemente de tumores na mama em estágios iniciais, ainda não palpáveis.
As mulheres entre 40 e 69 anos podem realizar o exame de mamografia entrando em contato diretamente com o Instituto Prevenção do Hospital do Amor, pelo WhatsApp 3321-6626 ou telefonar para 3321-6600, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Basta entrar em contato, não havendo necessidade de passar por médico ou ter encaminhamento. Mulheres entre 40 e 59 anos devem realizar a mamografia uma vez ao ano e as que têm entre 60 e 69 devem fazer a cada dois anos.
Ao longo do mês de outubro, as UBSs do município realizam exame de coleta de Papanicolau, que previne o câncer de colo de útero. O exame deve ser feito por mulheres entre 25 e 64 anos. Para realizar a coleta, pode-se procurar uma UBS ou obter mais informações com Agente Comunitário de Saúde (ACS), no caso de bairros atendidos por Estratégia de Saúde da Família.

Compartilhe: