Ir para o conteúdo

domingo, 21 de julho de 2024

Notícias

Campanha de Multivacinação é prorrogada até 14 de novembro, em todas as UBSs

A Prefeitura de Barretos, por meio da Saúde, prorrogou a campanha de multivacinação, seguindo orientação do Governo do Estado para todas as cidades paulistas.

Em Barretos, a campanha foi estendida até 14 de novembro. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade reabrirão para vacinação na segunda-feira, dia 6, das 8 às 16h.

Nestas quinta e sexta-feira (2 e 3), as unidades não terão atendimento, em função do feriado prolongado. Não é realizada vacinação nas três UBSs que funcionarão no sábado de manhã, uma vez que estarão nessas unidades apenas as equipes que fazem atendimentos essenciais.

Na campanha de multivacinação são conferidas ‘carteirinhas de vacinação’ de pessoas de todas as idades e aplicadas vacinas contra poliomielite (paralisia infantil), varicela (catapora), meningite, febre amarela; a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), BGC (contra tuberculose) e contra HPV, conforme a faixa etária em que cada vacina é indicada.

De acordo com o último balanço divulgado pela SMS, entre o início da campanha em 2 de outubro e a última sexta-feira, 27, foram aplicadas 5.315 dessas vacinas do calendário regular, sendo 4.041 delas em bebês, crianças e adolescentes de até 14 anos, que são o principal público da campanha. Nesse mesmo período, 1.643 se vacinaram contra a Covid-19 nas UBSs de Barretos.

Assim como em outras localidades do País, desde 2016 vem caindo em Barretos o número de pessoas que mantêm a carteira de vacinação em dia, sendo alarmante o número de crianças que estão desprotegidas da poliomielite (paralisia infantil), sarampo e meningite, entre outras.

Compartilhe: