Ir para o conteúdo

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Notícias

Barretos tem pouco mais de 300 eleitores na faixa etária entre 16 e 17 anos

As estatísticas da Justiça Eleitoral mostram que esse eleitorado totalizava 310 pessoas no final de março no município. São 166 homens e 144 mulheres com o título válido. O cartório eleitoral de Barretos estima que a cidade tenha hoje cerca de 2 mil jovens nesta faixa etária.

Para os adolescentes de 16 e 17 anos a participação nas eleições é facultativa, ou seja, eles têm o direito de se alistar e votar, porém, não são obrigados. No entanto, a Justiça Eleitoral incentiva a participação desse eleitorado por meio de ações educativas, palestras e reforço da comunicação.

Para solicitar alistamento eleitoral, o jovem deve agendar atendimento presencial no site do TRE-SP e comparecer na hora marcada no cartório eleitoral ou em postos do Poupatempo com serviços da Justiça Eleitoral para a coleta dos dados biométricos.

A Justiça Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vai realizar plantões e ampliar o horário de atendimento em todo o estado a partir de maio para receber quem precisa tirar o título ou regularizar o documento. O cartório de Barretos, que funciona na avenida 15, entre ruas 18 e 20, estará de portas abertas ao público no feriado do Dia do Trabalho (1º) e no sábado (4) e domingo (5).   O prazo para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e poder votar nas Eleições 2024 é até 8 de maio.

No feriado de 1º de maio e no primeiro fim de semana do mês (4 e 5), o horário de atendimento será das 11h às 17h. Já na quinta (2), sexta (3), segunda (6), terça (7) e quarta (8), a unidade atende o público das 9h às 17h.

Compartilhe: