Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Barretos está entre as 20 cidades do estado ligadas à imigração italiana

São Paulo é um dos estados que mais recebeu imigrantes italianos no Brasil. Essa presença é vista tanto na capital quanto em vários municípios do estado. A Secretaria de Turismo e Viagens de SP listou 20 municípios, incluindo Barretos, que trazem a cultura italiana em seu DNA, possuem diversos atrativos, contam com eventos para lá de especiais e estão no guia temático que a Setur-SP está preparando.

A relação de Barretos com a cultura italiana é que, entre 1910 e 1920, a cidade recebeu uma grande quantidade de imigrantes italianos. Eles vieram trabalhar nas fazendas de café, que era o principal produto exportado na época.

Atualmente, há a Festa Italiana, que acontece em maio. A Festa Italiana de Barretos é uma celebração anual que conta com comidas típicas da culinária italiana, além de apresentações de danças folclóricas, música tradicional italiana e atividades culturais. A festa é realizada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Rosário e atrai milhares de visitantes. É um evento festivo que destaca a influência e a tradição italiana na cidade de Barretos.

Os primeiros imigrantes italianos no Brasil desembarcaram no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e sul do país, depois se expandiram para Minas Gerais. A grande maioria veio para trabalhos agrícolas, em vinhedos, plantações de café, de uva e na pecuária.

Compartilhe: