Ir para o conteúdo

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias

Artista plástico Pedro Perozzi é sepultado em Barretos

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (04), artista plástico Pedro Rodrigues Silva “Perozzi, aos 73 anos. Descendente de família italiana, Pedro Perozzi nasceu na zona rural de Barretos em 1951. Foi aluno das escolas estaduais Fausto Lex e Vocacional. Depois, mudou-se para São Paulo, onde estudou na Escola Belas Artes, na Estação da Luz. Voltou para Barretos em 1989.

Ao lado do companheiro Cesário Ceperó, Perozzi pintou mais de 120 igrejas nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Só na cidade de Barretos, a dupla foi responsável pela restauração de oito igrejas. A principal delas foi a Catedral do Divino Espírito Santo (1998/1999).

Além da arte sacra, os traços de Perozzi estão presentes em pelo menos dois pontos turísticos bastante conhecidos da cidade:

O Marco Histórico ou Marco Zero (1993), monumento que representa o povo barretense, com destaque para as duas famílias de fundadores da cidade (os Barreto e os Librina), além dos raios de luz simbolizando o padroeiro Divino Espírito Santo. E a Roseta de Os Independentes (1994), um dos monumentos mais fotografados de Barretos, na entrada do Parque do Peão. Dentre muitos outros trabalhos realizados pelo artista. O sepultamento aconteceu no Cemitério da Paz.

Compartilhe: