segunda-feira, 13 de julho de 2020

Notícias

APEOESP diz que aulas online tem baixa adesão

Desde o dia 27 de abril, teve início as aulas online na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Através deste sistema, os alunos acessam as aulas na Central de Mídias ou assistem as aulas pela TV Cultura e por canais de TV por assinatura e rede sociais.
Segundo o diretor estadual da APEOESP Barretos, professor Dorival Aparecido da Silva, apesar da facilidade dessas tecnologias neste momento de pandemia, o objetivo não está sendo alcançado devido a baixa adesão dos alunos. “Para a gente é uma novidade e estamos trabalhando mais do que se estivéssemos em sala de aula. Porque existe a falta de equipamentos tecnológicos para os professores, imagina para os alunos. A gente atende os alunos fora de hora e estamos observando uma baixa participação dos alunos. No meu caso está bem abaixo dos 20%”, explicou Dorival.
Segundo o dirigente sindical, em uma enquete realizada pela APEOESP junto com os professores, a participação atingiu índices muito baixos. “De 21 a 29 de maio em São Paulo, a enquete apontou índice de participação de 22,5%, ou seja, menos de 1/3 dos alunos estão participando dessas aulas”, afirmou o professor Dorival. No Estado de São Paulo, Pirassununga tem a melhor porcentagem com 51% e em São Paulo apenas 4%.
De acordo com o professor Dorival, apesar de ter a acesso gratuito à internet no Centro de Mídias, os alunos não tem acesso à tecnologia, falta de condições de estudar e ter o apoio dos pais que trabalham. “Infelizmente teremos que refazer todo esse trabalho, o aluno não pode ser penalizado por não ter acesso a essas tecnologias e os estudantes que não estão participando vão ficar sem notas e posteriormente iremos fazer um trabalho de recuperação”, destacou.
A previsão da Secretaria Estadual de Educação, é que as aulas retornem até o mês agosto, com os alunos sendo divididos em cinco turmas para assistirem as aulas uma vez por semana. “É uma questão que iremos conviver com ela até o final do ano”, finalizou.

Compartilhe: