Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Notícias

Alargamento da ponte do Rio Grande ainda está em avaliação no DNIT

A Ponte ‘Gumercindo Penteado’, com aproximadamente 600 metros de extensão, que atravessa o Rio Grande entre Colômbia e Planura, permanece sob análise pelo Departamento Nacional de Infraestrutura – DNIT. A coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia Macedo Freitas, informou que o órgão federal está em processo de elaboração de um projeto para o alargamento da estrutura.

De acordo com Maria Inácia, a equipe do órgão realizou uma batimetria para medir a profundidade do leito e planeja, com base nesses dados, expandir a ponte. A proposta inclui a implantação de novos pilares para criar um acostamento.

O projeto em questão prevê a construção de duas estruturas auxiliares nas laterais da ponte existente. No entanto, há preocupações quanto ao nível da cota de inundação do Reservatório de Marimbondo. Maria Inácia destacou que, se a ponte permanecer no mesmo nível, pode ficar comprometida com a proximidade excessiva da água em relação à estrutura.

Ao questionar o DNIT sobre a possibilidade de construir uma nova ponte, foi revelado que o orçamento estimado para tal empreendimento é de R$ 250 milhões. Contudo, Maria Inácia ressaltou que, no momento, os recursos disponíveis, conforme o órgão, são destinados exclusivamente para o alargamento da ponte existente.

 

Foto: Crédito Portal Notícias Colômbia SP

Compartilhe: