Ir para o conteúdo

segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias

Abavin comemora aniversário de 29 anos de fundação

Nesta quinta-feira (21), a Abavin (Associação Barretense Vida Nova) comemorou o aniversário de 29 anos de sua fundação e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Maria Augusta Lopes Vilarinho, fundadora da entidade, falou sobre a iniciativa da entidade. “Eu sou professora e sempre estive envolvida com crianças com problemas de alfabetização, com deficiências. Quando fui eleita a vereadora, a Marina Serafim, portadora de deficiência física e professora de pintura da associação, me procurou, pois estava sendo discriminada na escola. Resolvemos o problema e com isso, Claurício Benedito, portador de deficiência e ex-aluno da APAE, também me procurou com a proposta de fundar um clube “para ser feliz”, contou.
O que Claurício quis dizer foi que ele queria que a Maria Augusta criasse um lugar para pessoas com deficiências “serem felizes e fazer coisas boas. A intenção era que Maria Augusta criasse uma instituição para garantir direitos aos deficientes de viver em sociedade. E partir dessa ideia, no dia em que se comemora a Luta da Pessoa com Deficiência, foi criada a Abavin, que hoje completa 29 anos de uma linda história.

Projetos Abavin

“A nossa meta agora é a construção da sede própria, já temos o terreno pago pela Prefeitura de 3.200 m², no bairro Jardim Maria Caputi, e o projeto está pronto. Daqui para frente iremos trabalhar com isso, convocar a sociedade, os clubes de serviço políticos da cidade e região, para essa construção”, disse a fundadora.
No momento, a Abavin está atendendo 80 pessoas com deficiência, em período integral, incluindo transporte, alimentação, atividades como artesanato, pinturas, dentre outras, além de atendimentos com fonoaudióloga e psicóloga.
“Pedimos colaborações para a entidade e convido a todos a nos conhecer”, finaliza Maria Augusta.

Compartilhe: