Ir para o conteúdo

domingo, 16 de junho de 2024

Notícias

5,5 milhões de brasileiros estão no 1º lote da restituição do IR; saiba como consultar

A Receita Federal anunciou hoje a liberação da consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda para mais de 5,5 milhões de contribuintes em todo o país. O acesso à consulta estará disponível a partir das 10h, através da página oficial do órgão. É importante ressaltar que todos os declarantes do Rio Grande do Sul serão contemplados neste lote.

Segundo dados divulgados pelo Fisco, um montante recorde de R$ 9,5 bilhões será distribuído entre os beneficiários, representando o maior lote já pago pelo governo federal desde o início do programa de restituições do IR.

Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode seguir o passo a passo abaixo:

1 – Acesse a página da Receita Federal;

            2 – Clique em “Meu Imposto de Renda”;

            3 – Em seguida, clique em “Consultar a Restituição”.

 

O pagamento para os contemplados neste primeiro lote está agendado para o dia 31 de maio. Vale ressaltar que desde o ano passado, os contribuintes que informaram uma chave Pix têm prioridade no recebimento da restituição.

Caso o contribuinte não esteja na lista de beneficiários do primeiro lote, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração para mais informações.

É importante destacar que se a restituição não for depositada na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração, o valor ficará disponível para resgate por um ano no Banco do Brasil. Após esse período, será necessário requerer o valor no portal e-CAC. No e-CAC, após acessar a opção “Meu Imposto de Renda”, o contribuinte deve clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com o início do pagamento das restituições, milhões de brasileiros terão um alívio financeiro significativo, contribuindo para a economia doméstica e impulsionando o consumo em meio aos desafios econômicos enfrentados pelo país.

Compartilhe: