Ir para o conteúdo

segunda-feira, 15 de abril de 2024

Esportes

Rivais no Paulista, São Paulo e Guarani decidiram o Brasileirão há 38 anos

São Paulo e Guarani fazem mais um embate em suas histórias, neste domingo (25), pela décima rodada do Campeonato Paulista de 2024. Em momentos distintos, os clubes realizaram a final do Campeonato Brasileiro de 1986. Ou seja, há 38 anos.

Na ocasião, o Tricolor saiu vitorioso, por 4 a 3 nos pênaltis após empate em 4 a 4 no placar agregado, e conquistou o segundo dos seis títulos brasileiros que possui em sua galeria de troféus – o primeiro havia sido em 1977, sobre o Atlético-MG, também nas penalidades máximas.

A primeira partida da decisão – que viria a ser disputada apenas em fevereiro de 1987 – teve mando do São Paulo e aconteceu no Morumbis para mais de 80 mil pessoas. Mesmo jogando em seus domínios, o time paulistano saiu atrás no jogo, com gol de cabeça de Evair – que se tornaria ídolo do Palmeiras posteriormente -, aos 15 minutos do segundo tempo, após cruzamento de Chiquinho Carioca.

Apenas três minutos depois, os donos da casa empataram com Careca, que aproveitou sobra da bola dentro da área depois de chute de Sidney na trave. O camisa 9 precisou apenas empurrar a bola para o fundo do gol vazio.

O título da edição de 1986 veio no modo emocionante, com um gol épico de Careca no último minuto e decisão por pênaltis!

Compartilhe: