Ir para o conteúdo

sábado, 02 de março de 2024

Esportes

Palmeiras e São Paulo decidem hoje o 13º título no Choque Rei

O clássico entre Palmeiras e São Paulo, que mobiliza milhões de torcedores em todo o Brasil, acontecerá mais uma vez e nesta ocasião estará em disputa o título da Super- copa do Brasil.
Neste jogo as equipes irão fazer mais um Choque-Rei na história, e, pela 13a vez, o clássico decidirá um título, sendo que os 12 confrontos decisivos anteriores foram onze pelo Campeonato Paulista e um pelo Brasileiro.
No total o Palmeiras leva pequena vantagem com sete troféus após partidas de finais contra o Tricolor, que saiu vitorioso em outras cinco, mas vale destacar que apenas três desses embates foram finais diretas: 1992, 2021 e 2022, todas pelo Paulistão.
Nesse recorte, o São Paulo foi superior em duas oportunidades, enquanto o Palmeiras saiu campeão apenas na última delas.
O primeiro Choque-Rei que valendo uma taça aconteceu no Estadual de 1933, disputado no formato de pontos corridos. Na ocasião, o ainda conhecido como Palestra Itália foi o vencedor, por 1 a 0.
Depois, os clubes se enfrentaram mais sete vezes em Paulistas de pontos corridos e em 1942, 1944, 1950 e 1972, o Palmeiras foi o campeão, enquanto que 1943, 1946 e 1971, o ganhador do torneio foi o São Paulo.
Por fim, em 1973, Palmeiras e São Paulo decidiram o título do Campeonato Brasileiro depois de um quadrangular final e no jogo final, os times empataram sem gols, e com isso o Palmeiras ficou com o troféu nacional, o sexto de sua história.
Já neste domingo, os rivais os times irão escrever mais um capítulo na rica história do clássico e para isso chegam como atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil.
Palmeiras e São Paulo duelam na Supercopa do Brasil de 2024, às 16 horas deste domingo (4), no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Para a partida, o técnico Abel Ferreira não contará com os atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, lesionados. A dupla só deve voltar a atuar no segundo semestre deste ano. Já o jovem Endrik está servindo a seleção brasileira no Pré Olímpico.
O São Paulo, por sua vez, não contará com o lateral-direito Igor Vinícius e o meio-campista Rodrigo Nestor, autor do gol do título da Copa do Brasil. O meia James Rodríguez vem fazendo trabalhos de controle de carga e é dúvida. Ele ainda não atuou em 2024.
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Richard Rios, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco López.
Treinador: Abel Ferreira
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson e Pablo Maia; Lucas, Luciano e Wellington Rato; Calleri.
Treinador: Thiago Carpini

Compartilhe: