Ir para o conteúdo

segunda-feira, 04 de março de 2024

Esportes

Futebol se despede de Zagallo, o único Tetracampeão Mundial

Faleceu as 23h40 do dia 5 de janeiro de 2024, aos 92 anos de idade, uma das maiores lendas do futebol brasileiro: Mário Jorge Lobo Zagallo, o único Tetracampeão Mundial (1958 e 1962 como jogador, 1970 como treinador e 1994 como coordenador-técnico).

Personagem marcante na história do futebol tanto como jogador, quanto como treinador, Zagallo estava internado desde dezembro em um hospital na capital carioca e, segundo informações, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos.

Zagallo nasceu em Atalaia (AL) e foi para o Rio de Janeiro logo com 8 meses de vida, indo morar na Tijuca, bairro da Zona Norte e sempre esteve bem próximo de láá, tendo começado bem cedo a sua relação com o futebol.

Na fatídica decisão da Copa de 1950, Zagallo era segurança na grande final disputada no Maracanã e logo depois foi tricampeão carioca pelo Flamengo, sendo convocado para a Copa de 1958, a qual o Brasil conquistou, sendo em seguida Bi- campeão pelo Botafogo e novamente Campeão na Copa de 1962.

Após se aposentar dos gramados em 1964, acabou dirigindo a Seleção Brasileira como treinador em 1970 no lugar de João Saldanha, conquistando o Tricampeão Mundial com Pelé, Rivelino, Tostão, Gérson e outros.

Em 1994 veio a conquista do Tetracampeonato quando Zagallo era o coordenador da comissão técnica comandada por Carlos Alberto Parreira, e o Velho Lobo chegou perto do Penta em 1998, mas a Seleção Brasileira acabou perdendo para a França na decisão.

Compartilhe: