Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Notícias

Secretário de Saúde destaca necessidade de apoio da população no combate à dengue

Segundo o Secretário de Saúde, Alexander Stafy Franco, o índice de Breteau não é o único indicativo para avaliar-se a projeção de crescimento de casos de dengue na cidade. “Esse índice apresentado logo no início do ano foi elevado, pois a amostragem foi realizada em um período em que o índice de chuvas também esteve muito alto. Chuvas constantes significam maior acúmulo de água e consequentemente maior oferta de criadouros, portanto se o mosquito completa o seu ciclo em 7 dias, e se a população não ajudar a eliminar os possíveis criadouros todos se transformam em potenciais focos, onde há água parada haverá criadouro”, afirmou.
O secretário disse ainda que a “Prefeitura tem feito seu trabalho, mas o mais importante ainda é a participação da população. O mosquito precisa ser combatido diariamente, em todos os locais que possam acumular água. É importante também que os barretenses assumam o papel de conscientizar vizinho, parentes, amigos. Pois sempre que a população baixa a guarda no combate aos foco, em época de chuvas intensas, o risco do aparecimento de novos casos é grande”, afirmou.
“E apesar do índice Breteau estar alto, o nosso índice de notificação e positividade para Dengue é baixo, o que significa que o trabalho onde há notificação e casos positivos está sendo muito eficaz. Basta comparar com os números do ano passado. (abaixo).
Números apurados: 2018
Notificações: 18
Positivos: 1
Negativos: 10
Aguardando resultado de exames: 7
Só em Janeiro de 2017 foram 20 notificações, com nenhum caso confirmado. Outras 18 em Fevereiro, com 2 casos confirmados. Portanto, os números de 2018 estão ainda abaixo dos registrados no ano passado como pode se comprovar no gráfico:

Compartilhe: