Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Operação Partilha 2 prende cinco servidores e apreende quatro veículos em Barretos e Bertioga

Na manhã desta segunda, dia 20, os policiais civis de Barretos e promotores do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) desencadearam a segunda fase da Operação Partilha, que investiga fraudes de cerca R$ 10 milhões ocorridas em pagamentos de servidores na Prefeitura de Barretos.
Na operação foram presos preventivamente o Chefe do Departamento de Trânsito da Prefeitura, além de duas ex-servidoras que trabalharam no Gabinete do Vice-Prefeito e um funcionário terceirizado, que atuava na Secretaria de Administração do município. Mais tarde, o Chefe do Departamento de Recursos Humanos foi preso em Bertioga onde passava férias com a família por policiais da Delegacia de Bertioga da Seccional de Santos.
Ainda foram apreendidos quatro veículos de luxo, pertencentes aos investigados, além de celular, computadores e documentos relacionados aos fatos. “Hoje foi a deflagração da segunda fase da Operação Partilha, ouve na semana passada o oferecimento de denúncia para nove servidores municipais pela prática do crime de integrar organização criminosa, que foi responsável por mais de uma centenas de crimes patrimoniais. Foram apreendidos documentos, veículos e foi realizada a constrição patrimonial de bens adquiridos com os envolvidos para garantir o ressarcimento ao erário”, afirmou o promotor Tiago.
Segundo o promotor de justiça do GAECO, Tiago Fonseca, todos os envolvidos compunham o que a gente denomina de núcleo operacional do esquema. “O núcleo era o responsável pela organização, aliciamento e recolhimento do dinheiro desviado. Tudo que surgir de elementos nós iremos investigar”, afirmou.
Prisões
Segundo o delegado assistente da Seccional, Rafael Faria Domingos, os acusados estão sendo investigados pelos crimes de peculato e organização criminosa. “As prisões são decorrentes do primeiro inquérito que havia sido concluído. O Ministério Público tinha prazo e essas pessoas presas hoje, participavam do esquema. Estão presos preventivamente e serão levados para os CDP´s da região”, afirmou o delegado.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e estão sendo investigados os crimes de peculato e organização criminosa.

Compartilhe: