terça-feira, 25 de setembro de 2018

Notícias

Notas Gerais

Os planos de saúde fazem parte…

… do setor que mais recebeu reclamações de consumidores direcionadas ao atendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Segundo o levantamento divulgado ontem (12), os contatos relacionados a operadoras de saúde somaram 23,4% do total em 2017. O setor fica no topo do ranking pelo terceiro ano consecutivo, sendo responsável por 28,06% das queixas em 2016 e por 32,7% em 2015. Segundo o Idec, a maior parte das reclamações dos consumidores vem sobre o reajuste abusivo dos planos, especialmente empresariais e coletivos. Além disso, tem incomodado os usuários as negativas de cobertura e falta de informações sobre os planos.

O mercado financeiro reduziu…

…pela sexta semana seguida a estimativa para a inflação este ano. A expectativa do mercado para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desta vez, passou de 3,70% para 3,67%, de acordo com o Boletim Focus, publicação divulgada todas as semanas pelo Banco Central (BC), elaborada com base em pesquisa sobre os principais indicadores econômicos. A projeção está mais distante do centro da meta de 4,5%, mas acima do limite inferior de 3%. Para 2019, a estimativa para a inflação caiu, pela segunda semana consecutiva, ao passar de 4,24% para 4,20%, abaixo do centro da meta de 4,25%.

O procurador Athayde Ribeiro…

… Costa, membro da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse que o ex-ministro da Fazenda e ex-deputado federal Antonio Palocci foi o porta-voz do governo federal no recebimento de propinas, destinadas ao PT e ao MDB, de construtoras que atuaram na obra da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, construída a partir de 2011. De acordo com o procurador, Palocci foi quem direcionou ao ex-ministro da Fazenda e ex-deputado federal, Antônio Delfim Netto, 10% da propina, ou R$ 15 milhões, paga pelas empreiteiras. Segundo as investigações do Ministério Público Federal, Delfim chegou a receber R$ 4 milhões do montante.

O deputado Junior Aprillanti é o…

… autor do projeto de lei 1186/17, que autoriza o Poder Executivo a cobrar das concessionárias de estradas e rodovias, as despesas médicas e hospitalares em razão de atendimento prestado para as pessoas removidas em situações de socorro emergencial. “As concessionárias recebem um bom valor, oriundo do pagamento de pedágio, pelos usuários, para administrar as rodovias. No entanto, após socorrer as vítimas dos acidentes, leva as pessoas para atendimento de urgência nas unidades de Saúde localizadas nas cidades próximas aos trechos das estradas, desta forma, e não reembolsam as prefeituras pelos serviços prestados. Isso precisa ser modificado”, explicou Junior Aprillanti.

Os casos autóctones de febre …

…amarela silvestre no estado de São Paulo chegaram a 326, de 2017 até o momento, informou a Secretaria de Estado da Saúde . Desses, 116 pessoas morreram por causa da doença, ou seja, foram 14 mortes a mais que na última sexta-feira (2). No último balanço, os casos eram 286 e as mortes, 102. Em 43,2% dos casos, a doença foi contraída na cidade de Mairiporã e 15,9% em Atibaia. Essas duas cidades respondem por 59,1% dos casos de febre amarela silvestre no estado e já têm ações de vacinação em curso desde o ano passado. Segundo balanço da secretaria, 7 milhões de pessoas em todo o estado foram vacinadas contra a febre amarela neste ano. O número é próximo às 7,4 milhões de doses aplicadas ao longo de todo o ano passado.

O ministro do Superior Tribunal de…

… Justiça (STJ) Jorge Mussi indeferiu pedido liminar de prisão domiciliar apresentado pela defesa do deputado Paulo Maluf (PP-SP), preso desde dezembro de 2017 por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa alega questões humanitárias e riscos à saúde do deputado para justificar a concessão da medida liminar, mas o ministro entendeu que, por ora, os autos indicam que o parlamentar tem recebido assistência médica adequada na prisão. Maluf foi condenado pelo STF à pena de sete anos e nove meses de prisão, em regime fechado, pela prática de crime de lavagem de dinheiro. Ele é acusado de ter desviado recursos dos cofres públicos quando exerceu o cargo de prefeito de São Paulo (1993-1996) e enviado o dinheiro para contas nos Estados Unidos.

Um estudo da USP de Ribeirão Preto…

… procura 40 voluntários para testar o canabidiol – substância extraída da maconha – contra o estresse pós-traumático, distúrbio sofrido por quem viveu algum tipo de violência e não consegue se recuperar. A pesquisa parte de evidências anteriores de que o componente se mostrou eficaz contra a ansiedade, afirma Lívia Bolsoni, doutorando responsável pelo trabalho dentro do programa de saúde mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Sede do primeiro centro de estudos em canabidiol da América Latina, ainda não inaugurado, a USP também desenvolve pesquisas para o uso do extrato da Cannabis sativa no combate ao mal de Parkinson e contra a epilepsia infantil.

Compartilhe: