Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias

Notas gerais

Equipe brasileira chega….
…à Antártica para reinauguração da base Comandante Ferraz. Depois de seis dias de viagem, o navio Almirante Maximiano chegou à Antártica no último sábado, dia 11. Na previsão inicial, a chegada à estação brasileira Comandante Ferraz estava prevista para quinta-feira, mas o atraso ocorreu devido ao mau tempo. Antes de chegar no continente gelado é preciso atravessar o Estreito de Drake, o local onde os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram. A região é considerada uma das mais perigosas do mundo para a navegação, com as ondas que podem chegar a 11 metros de altura. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) vai fazer a cobertura da reinauguração da estação Comandante Ferraz amanhã, dia 14, a partir das 17h.

Governo recebe sugestões sobre modelos….
…de pistolas usadas na segurança pública. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) abriu Consulta Pública para colher críticas, sugestões e questionamentos da sociedade sobre os requisitos mínimos de qualidade e eficácia estabelecidos para modelos de pistolas calibres 9 mm e .40. A medida contempla mais um projeto estratégico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Pró-Segurança, que tem por objetivo estabelecer padrões mínimos de qualidade e desempenho de equipamentos utilizados pelos profissionais de segurança pública, de forma a garantir a segurança, a qualidade e a confiabilidade desses produtos. Até o dia 2 de fevereiro, profissionais que atuam na segurança pública e cidadãos em geral vão poder encaminhar suas manifestações. As propostas serão incorporadas à norma técnica, cujos critérios serão adotados pela Senasp nos processos de aquisição dos equipamentos.

Bolsonaro questiona ação do
Podemos…
…contra nova tarifa do cheque especial.O presidente Jair Bolsonaro questionou neste sábado (11), pelo Twitter, a Ação Direita de Inconstitucionalidade apresentada pelo partido Podemos contra a nova cobrança da tarifa do cheque especial pelos bancos.Bolsonaro afirmou que a medida busca reduzir os juros do cheque especial, que ficariam limitados a 8% ao mês. Segundo o presidente, o cancelamento da medida poderia fazer os juros voltarem a subir para 14%, prejudicando os mais pobres e endividados.Também pelo Twitter, o partido Podemos afirmou que não aceita política de banqueiro para banqueiros do governo. O partido disse que defende a redução dos juros sem cobrança de tarifas.A OAB também ingressou com ação contra a cobrança do cheque especial.O Banco Central definiu, no fim de novembro, a criação de um teto de juros do cheque especial regressivo para pessoas físicas e microempreendedores individuais, os MEIs. Assim, os bancos poderão cobrar tarifas de quem tiver limite superior a 500 reais do cheque especial.

Mais de 5 mil venezuelanos
passaram por….
…triagem em Manaus desde novembro. Em apenas dois meses de funcionamento, o novo Posto de Interiorização e Triagem instalado em Manaus já atendeu a mais de 5 mil pessoas. A estrutura faz parte da Operação Acolhida, que recebeu 224 mil venezuelanos no Brasil. O posto oferece aos imigrantes e refugiados o registro e o acesso à documentação.É depois da identificação que os refugiados têm acesso a serviços básicos, como saúde, educação e abrigo. A documentação também é necessária para que os venezuelanos possam participar da interiorização e serem direcionados a alguma cidade onde tenham melhores condições de estudar ou trabalhar.

Embrapa envia mais de 3 mil amostras de material….
…genético a banco de sementes da Noruega. Nesta sexta-feira (10), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai enviar para a Noruega 3.438 materiais genéticos que fazem parte do seu acervo para compor o maior banco mundial de sementes do mundo. É o banco de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen. Criado para funcionar como uma cópia de segurança para conservação a longo prazo das sementes de bancos de germoplasma de todo o planeta, Svalbad está situado no interior de uma montanha e foi planejado para resistir a catástrofes climáticas e explosões nucleares. Por isso, o banco nórdico é considerado o mais seguro em termos físicos e ambientais. Serão 3.037 acessos de arroz, 87 de milho, 119 de cebola, 132 de pimentas Capsicum e 63 Cucurbitáceas, que são as abóboras, morangas, melão, pepino, maxixe, quinoa e melancia. Esses espécimes serão mantidas a uma temperatura de 18 graus negativos. O clima glacial do Ártico assegura baixas temperaturas mesmo se houver falha no fornecimento de energia elétrica. E, com a baixa umidade, é possível garantir uma atividade metabólica menor, o que garante a viabilidade das sementes por séculos.

Compartilhe: