Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias

Mais de 6% da população barretense recebem benefícios do Bolsa Família

Sem o benefício, 1.946 famílias estariam na extrema pobreza

Em Barretos, segundo relatório do Ministério da Cidadania, há 3.070 famílias beneficiárias do Bolsa Família. Essas famílias equivalem, aproximadamente, a 6,66% da população total do município, e inclui 1.946 famílias que, sem o programa, estariam em condição de extrema pobreza. 

Segundo o relatório, no mês de agosto foram transferidos R$ 598.865,00 às famílias do Programa e o benefício médio repassado foi de R$ 195,07 por família. 

A cobertura do programa é de 101% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Essa estimativa é calculada com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município já alcançou a meta de atendimento do programa. O foco da gestão municipal deve ser na manutenção da atualização cadastral dos beneficiários, para evitar que famílias que ainda precisam do benefício tenham o pagamento interrompido. A qualidade dos dados cadastrais aumenta a possibilidade de que todas as famílias pobres e extremamente pobres do município sejam beneficiárias do Programa.

O pagamento do Bolsa Família é operado pela instituição financeira Caixa Econômica Federal (CAIXA), que é responsável pela emissão e entrega dos cartões e pelo atendimento aos beneficiários em seus canais de pagamento: agências, correspondentes lotéricos e correspondentes CAIXA. O município possui, atualmente, 10 canais de pagamento.

Compartilhe: