terça-feira, 20 de agosto de 2019

Notícias

Com 165 uniões, abril lidera registros de casamentos no civil na cidade

Dados da Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) mostram entre janeiro e maio deste ano, os cartórios de registro civil de Barretos realizaram 740 casamentos. O maior número ocorreu em abril, com 165 certidões emitidas. A menor quantidade foi registrada em maio (124).
Segundo a entidade que reúne os cartórios de todo o país, no mesmo período do ano passado, foram 778 casamentos, com destaque para março, mês onde foram realizadas 170 cerimônias. O menor número foi registrado em fevereiro, com 137 casamentos. Em todo o ano passado, foram expedidas 1.723 certidões, com média de 143,5 por mês.
Para casar no civil os noivos devem apresentar os documentos necessários no cartório mais próximo da casa de um deles para dar o início ao processo de casamento.
O casamento civil é um contrato firmado entre duas pessoas com o objetivo de constituir uma família. O casamento se realiza no momento em que duas pessoas manifestam, perante o juiz, a sua vontade de estabelecer vínculo conjugal e o juiz os declara casados.
O primeiro passo é o pedido de habilitação do casamento. Os noivos devem comparecer ao cartório de Registro Civil mais próximo da residência de um deles, para se submeterem a um processo de averiguação, no qual devem provar que estão livres e desimpedidos para casar. Nesta etapa, que deve acontecer pelo menos 30 dias antes da cerimônia, o casal deve apresentar todos os documentos necessários para o casamento. Você mesmo pode fazer esses documentos, evitando contratempos e agilizando o atendimento no cartório, veja abaixo algumas opções.
Estando os documentos em ordem, o oficial afixa os proclamas do casamento em local de fácil acesso do cartório e publica na imprensa local para conhecimento público. Se em um prazo de 15 dias não houver nenhum impedimento, os noivos estarão aptos para casar dentro do prazo de 90 dias corridos.

Compartilhe: