Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias

Cartório eleitoral de Barretos reinicia cadastramento biométrico nesta segunda-feira

Na cidade, títulos por biometria representam 40,5% do total de inscritos
O cartório eleitoral de Barretos voltará a realizar nesta segunda-feira (5) os serviços de alistamento eleitoral, transferência de domicílio e revisão de dados cadastrais, entre outras atividades. O Cadastro Nacional de Eleitores, que está fechado desde 10 de maio devido às Eleições Gerais 2018, será reaberto na mesma data. Serão reiniciados também a emissão da certidão de quitação eleitoral e o serviço de pré-atendimento, via internet, para requerimento de alistamento, transferência e revisão de dados cadastrais (Título Net).
O alistamento é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os cidadãos maiores de 16 anos e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos. É necessário apresentar um documento oficial de identidade e comprovante de residência recente. Para o cidadão do sexo masculino, e com idade de 18 a 45 anos, será exigido o certificado de quitação com o serviço militar. Para a primeira inscrição, não serão aceitas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nem o passaporte, caso tais documentos não contenham todos os dados de qualificação do eleitor.
Se o eleitor estiver quite com a Justiça Eleitoral, poderá obter certidão de quitação eleitoral na hora em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral ou pela internet. Se tiver multa por ausência às urnas ou não comparecimento para trabalhar (mesário), o eleitor pode solicitar a guia para o pagamento do débito em qualquer unidade de atendimento da Justiça Eleitoral ou pela internet. Após, deve retornar à unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com a guia quitada para baixa. Logo após, a certidão é emitida.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 86.843 títulos eleitorais cadastrados na Justiça Eleitoral local, 35.176 já foram emitidos pelo sistema biométrico, o que representa 40,5% do total.
O cartório eleitoral em Barretos está localizado na avenida 15, entre ruas 18 e 20, na região central, com expediente ao público das 12h às 18 horas.

Compartilhe: