sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Categoria: Outros Artigos

A importância da educação na recuperação das cidades como espaço coletivo

Smart Cities, ou Cidades Inteligentes, embora seja um termo que temos ouvido com frequência, não é exatamente uma novidade. Hoje, esse modelo urbano é visto como um caminho para o desenvolvimento das cidades através de soluções criativas que tornam a utilização dos recursos disponíveis mais eficiente, reduzindo ao máximo a pegada do homem no meio…

Leia Mais

ERA AMAZÔNIA. SERÁ CANAVIAL…

O rol de péssimas notícias ganhou incremento extra com a divulgação de que, dez anos depois da proibição, agora a Amazônia está liberada para cultivo de cana-de-açúcar. Desde 6.11.2019, dia fatídico, está permitido o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal. A medida atende ao agronegócio. Seria muito mais sensato recuperar áreas abandonadas, depois…

Leia Mais

A espiral da morte

Estou lendo o livro que tem esse título: “A espiral da morte”, de Claudio Angelo, Companhia das Letras. A epígrafe é autoexplicativa: como a humanidade alterou a máquina do clima. Que pena que os céticos das mudanças climáticas não tenham o hábito da leitura. Encontrariam explicações para o fato de o Ártico e a Antártida…

Leia Mais

A incrível Segunda Epístola aos Coríntios

O apóstolo Paulo fez três viagens como missionário do Reino de Deus, passando por Corinto em todas elas, sendo que a primeira foi no ano 50, a segunda no ano 55 e a terceira no ano 56. Vemos em 1 Cor 5,9 que houve uma carta perdida, a primeira que foi enviada àquela comunidade: “Na…

Leia Mais

MENINA DE TROIA

Campanha eleitoral. Visitas em casas. Bato numa porta, uma senhora, que logo soube ser a doméstica da casa, recebe-me. Eu fora, ela dentro, a atenção dela para o interior. Insiro-me no recinto por contra própria. Ninguém me dá a menor atenção. A cena segue. Tudo girava em torno de um telefonema e todos estavam compenetrados…

Leia Mais

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento atemporal

Ontem, 10, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) completou 71 anos. O documento defende a igualdade das pessoas e a luta contra a opressão e a discriminação. Reconhece também que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a todos, independente da cor da pele, etnia, sexo, religião, idioma, opinião política, origem…

Leia Mais

Motociclistas: quando a tecnologia salva vidas

Atualmente, a frota nacional de motocicletas no país é de 27,9 milhões – 90,5% maior que há 10 anos atrás -, tornando o Brasil o oitavo maior produtor do segmento no mundo. Seguindo o ritmo acelerado de busca pelo veículo de duas rodas, o índice de acidentes e mortes no trânsito também aumenta. O último…

Leia Mais

O BRASIL NO PISA 2019

Não se trata apenas de culpar as gestões do PT pelo resultado do Brasil no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), que classifica o Brasil entre os piores do mundo. Temos que reagir sendo propositivos. Apesar dos resultados desfavoráveis, o Brasil fica ainda à frente, na América Latina, da Argentina, da Colômbia e do…

Leia Mais

Conquistas civis

Ao longo das eras, o estudo do Direito tem sido aperfeiçoado, a fim de dar garantias cada vez mais sólidas à sociedade. O século 20, por exemplo, nos legou um imenso aprendizado por meio de sucessivas conquistas civis. E todos hão de concordar que, a partir do Evangelho, protagonizado por Jesus há dois mil anos,…

Leia Mais

Paraisópolis: o sistema não perdoa

Os noticiários da semana deram visibilidade à tragédia que dizimou a vida de nove pessoas em Paraisópolis, favela da capital paulista, com cerca de 100 mil habitantes. Na madrugada de 1º de dezembro, cerca de 5 mil pessoas participavam de um baile funk, a céu aberto. Segundo a polícia, em perseguição a bandidos que adentraram…

Leia Mais