terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Categoria: Outros Artigos

CICLO DAS LOROTAS CHEGA AO FIM

As lágrimas do comediante, disse um dia Denis Diderot, filósofo francês e estrela do Iluminismo, escorrem de seu cérebro; as do homem sensível jorram de seu coração. Na política também é assim. Políticos, como atores, vivem de representações. E criam projeções que passam a se confundir com os personagens que representam. Poucos, muito poucos, podem…

Leia Mais

Pensando nos velhos

O Brasil já não é mais o país dos jovens. Estes continuam a diminuir. Por inúmeras razões. A taxa de fecundidade tem se mantido abaixo dos níveis antigos. Ainda bem. A Terra não tem condições de abrigar os bilhões de seres que não sabem se servir de seus recursos de maneira sustentável e tornarão inviável…

Leia Mais

A paz, nossa esperança

A mensagem papal escrita para o Dia Mundial da Paz, 1º de janeiro, desde 1967, quando de sua primeira edição por Paulo VI, para além dos referenciais cristãos católicos, propõe a todos os homens e mulheres de boa vontade, no início de um novo ano, caminhos que favoreçam a toda a família humana progredir no…

Leia Mais

A VIDA DE UMA PESSOA LIVRE OFENDE AQUELES QUE VIVEM PRESOS ÀS APARÊNCIAS

O ser humano precisa de leis, de regras, de limites, pois a liberdade absoluta dá espaço para aqueles indivíduos que não se respeitam nem respeitam ninguém. No entanto, tais limites devem sempre estar relacionados à necessidade de as pessoas respeitarem umas às outras, sem invadir o que não se deve em terrenos que não são…

Leia Mais

SOMOS SERES PERTENCENTES

Nada vale a existência se não houver conexões com o outro. A grande questão é que para se conectar, realmente, precisa permitir-se a vulnerabilidade. E no mundo de hoje, poucos demonstram tamanha coragem. O discurso de uma vida independente com “eu não preciso de ninguém”, “porta da rua, serventia da casa”, “eu não faço questão…

Leia Mais

COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS E COMEÇAR 2020 NO AZUL?

Passada a euforia das festas do final de ano, é a hora de colocar na ponta do lápis todas as dívidas que devem ser acertadas nas próximas semanas. Esses primeiros meses são os mais temidos pelas pessoas, pois chegam em casa uma infinidade de boletos. IPTU, IPVA, matrícula e material escolar, são apenas alguns gastos…

Leia Mais

A iniciativa Amazônia 4.0

Ismael Nobre e Carlos Nobre, dois importantes cientistas brasileiros, escreveram um artigo para a Revista Futuribles em Português nº 2, edição de Setembro de 2019, em que apresentam uma iniciativa, a Terceira Via Amazônica, e o desenvolvimento do Projeto Amazônia 4.0. É uma proposta que recusa a vocação natural do Brasil ser apenas uma potência…

Leia Mais

POSSO NÃO SABER PARA ONDE IREI, MAS SEI BEM PARA ONDE NUNCA MAIS VOLTAREI

O futuro pode ser planejado, desejado, repleto de metas a serem alcançadas e, ainda assim, sempre será incerto, improvável, impossível de ser previsto com exatidão. No entanto, desejar e lutar por um amanhã melhor e mais feliz nos faz bem, alimentando nossas forças em sempre querer continuar, inesgotavelmente, haja o que houver. Nessa jornada, devemos…

Leia Mais

SNOWDEN E A INFLUÊNCIA DA NSA NO MARKETING DIGITAL

Já é tradição no final do ano as listas com as tendências do Marketing Digital para o próximo ano ou para o futuro. Nas listas, os especialistas e estudiosos apontam quais as tecnologias e as ferramentas que serão dominantes no cenário mundial. Porém pouco se fala sobre um influenciador que atua fortemente no mercado e…

Leia Mais

SOBRE A NECESSIDADE DAS GUERRAS E O CAPITAL

Quase todos discordam das guerras, no entanto elas existem. No fundo resultam sempre dos conflitos entre os opressores e os oprimidos. Os opressores desejam mostrar a sua força, seu poderio bélico e sua superioridade militar para destruir os que ousam enfrentá-los. Os oprimidos, não suportando as imposições dos opressores criam condições de enfrentamentos também violentas.…

Leia Mais