sábado, 19 de outubro de 2019

Categoria: Gotas de Serenidade

Ser como os doze no caminho com Jesus

Ao refletirmos sobre a caminhada de Jesus, bem como o modelo de seus primeiros seguidores, perceberemos que primeiramente Ele chama os para estar consigo, e assim serem capazes de sentir a sua presença e nesta atitude aprender. Aos poucos, através da caminhada, Jesus nos revela o mistério do reino assim como revelou aos seus discípulos.…

Leia Mais

Rezar pedindo sempre operários para a Messe do Senhor

O apelo pela oração ao Senhor da Messe é recorrente na Sagrada Escritura nos escritos dos Evangelhos. Jesus sempre exorta a todos a pedirem muitos operários para trabalharem para Deus. A missão de levar o ensinamento de Deus adiante foi confiada aos apóstolos por Jesus e, hoje, é confiada primeiramente aos bispos, padres e diáconos,…

Leia Mais

Descubra a arma poderosa que é a oração

Muitas situações dominam o mundo hoje, mas nós cristãos devemos assumir essa batalha com a arma poderosa da oração. É certo que quem realiza a obra é Deus, mas nós podemos, com nossa oração diária, apresentar ao Senhor as situações que enfrentamos, porque ficar longe de Deus é como viver sem água na Terra, impossível.…

Leia Mais

Jamais julgar

“Ó homem, qualquer que sejas, tu que julgas, não tens desculpa; pois, julgando os outros, te condenas a ti mesmo, já que fazes as mesmas coisas, tu que julgas” (Rm 2, 1). Neste trecho da Carta de São Paulo aos Romanos percebe-se o alerta aos julgamentos que fazemos dos nossos irmãos e irmãs, muitas vezes…

Leia Mais

Das periferias de Salvador para os altares do mundo

Salvador é uma das capitais brasileiras mais procuradas por turistas de todo o mundo. Conhecida por sua história, belas praias e pelo carnaval, agora a capital da Bahia vai ganhar outro destaque internacional, desta vez, no âmbito religioso. É de lá a primeira santa genuinamente brasileira: Irmã Dulce Pontes, ou Dulce dos Pobres. Num ano…

Leia Mais

Um pouco de ciúmes faz bem!

Gostaria hoje de escrever sobre um sentimento pra lá de complicado, o tal do ciúmes! Vai entender! Se tem muito, se torna possessivo, se tem pouco, dá a impressão de desinteresse. Mas uma coisa é certa, o ciúmes, bem dosado, é bom, afinal, o ditado é verdadeiro, “quem ama, cuida”. É claro que em nome…

Leia Mais

Autores da própria história

De modo geral e automaticamente, diante de uma decisão a ser tomada, somos impulsionados a nos perguntar em um breve momento de reflexão: O que é útil fazer? Para que e para quem algo é útil? Ou, até mesmo, por que isto está acontecendo comigo? O senso comum, conhecimento baseado pela compreensão e experiências acumuladas…

Leia Mais

O Reino de Deus já está entre nós

Jesus, quando realiza diversas curas e milagres, não tem por objetivo primeiro demonstrar seu “poder divino perante os homens”. As curas e milagres estão inseridos na proposta da irrupção (ou inauguração) do Reino de Deus já realizada por Jesus. As estruturas das narrações dos milagres são quase que sempre iguais: pedido, a profissão de fé…

Leia Mais

É preciso perdoar sempre!

O amor precisa ser maior do que qualquer briga, desentendimento e diferença de opinião. Por isso, quando o irmão errar com você, a palavra de ordem deverá ser: “Vai corrigi-lo, tu e ele a sós!” (Mt 18,15). Quando expomos uma pessoa, cometemos um pecado maior do que aquele que ela cometeu conosco. Silencie, isso é…

Leia Mais

Senhor, ensina-nos a rezar!

A ciência avança constantemente explicando diversos fenômenos e processos que ocorrem naturalmente ou de forma provocada. Muitas pessoas se prendem somente aos resultados científicos e dedicam confiança e esperança apenas aquilo que pode ser demonstrado e comprovado cientificamente. Essas pessoas, ao olharem para a realidade da oração, não veem sentido e não encontram razão, pois…

Leia Mais