Ir para o conteúdo

terça-feira, 19 de março de 2024

Categoria: Fé e Compromisso

Seguir Cristo não é fácil

O evangelista João nos diz que, alguns dias antes da última Páscoa que Jesus viveu com os seus discípulos, um grupo de gregos aproximou-se “querendo ver Jesus”. Eles procuram Filipe que, por sua vez, procura André para que os apresente a Jesus. Trata-se dos dois discípulos cujos nomes tem raízes gregas. Para João, “ver Jesus”…

Leia Mais

Converter-se à fraternidade

A Igreja do Brasil propõe neste ano, no tempo quaresmal, a Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e Amizade social”. Um tema rico de interpretações, mas, que se considerado com critério e fidelidade, indica o coração do Evangelho: a fraternidade! A amizade social é um termo querido pelo Papa Francisco. Na sua Carta Encíclica…

Leia Mais

A Fé é permanecer à procura da luz

Todo o terceiro capítulo do Evangelho de João apresenta o encontro entre Jesus e Nicodemos, um reconhecido líder judaico, “mestre em Israel” (Jo 3,9) e membro do sinédrio, espécie de tribunal de justiça que, mais tarde, condenará Jesus à morte. Nicodemos vai aparecer em outras duas situações: quando defendeu Jesus de acusações e da tentativa…

Leia Mais

Omissão e Prudência

Neste tempo de quaresma, é tempo de reflexão: reflitamos sobre omissão. Esta palavra anda esquecida, mas a vivência do que ela significa está em dia, ou seja, a omissão é atitude tomada pela maioria das pessoas, em especial os que têm responsabilidades de governo. É mais fácil se omitir e posar de prudente, que enfrentar as…

Leia Mais

Ser adversário de Jesus é ser adversário de Deus.

Jesus foi sim um homem que morou na Palestina há uns dois mil anos, e isso é um fato histórico incontestável, científico, já exaustivamente provado, não apenas por escritores cristãos, mas também por historiadores de outras crenças. Negar sua existência é tão ingênuo como negar que a Terra é redonda. Quanto a ele ser tanto…

Leia Mais

Por que uma Campanha da Fraternidade sobre a “Amizade Social”?

Este tema se inspira na Encíclica Fratelli Tutti (Todos irmãos – de 03/10/2020) do Papa Francisco, inspirada em Jesus e, na história do cristianismo, em São Francisco de Assis. Na abertura da FT, o Papa se refere à viagem de São Francisco ao Egito, para um encontro com o Sultão Malik-al-Kamil: “Na sua vida, há…

Leia Mais

O Templo que ultrapassa todos os templos é Jesus

A cena que o texto evangélico nos apresenta neste terceiro domingo da Quaresma é uma cena que contrasta com os gestos de Jesus, que se declarava “manso e humilde de coração”. Ele, ao entrar no templo em Jerusalém, fica indignado com o fato do que ele havia sido transformado, mais num balcão de negócios do…

Leia Mais

“Rezemos para que aqueles que, em diversas partes do mundo, arriscam sua vida pelo Evangelho, contagiem a Igreja com sua coragem e seu impulso missionário

Uma das reflexões que às vezes gosto de propor para os fiéis no momento da homilia é esta sobre os mártires. Até onde nós somos capazes de ir por causa de Cristo e de seu Evangelho? Até onde eu resisto às perseguições? Para melhor meditar sobre esta intenção vamos recorrer a uma palavra muito importante:…

Leia Mais

O rico que nem tem nome, e o coitado do Lázaro

Jesus conta parábolas até hoje. Quem quiser ouvi-las, ouça. Quem puder entendê-las, entenda. A verdade é que todas elas são plenas de significados e edificantes. Aqui comentamos a do evangelho de Mateus, no capítulo 16. É sobre um homem muito rico, propositalmente sem nome. Não é ninguém, apesar de todos os seus bens, de seus…

Leia Mais