Ir para o conteúdo

terça-feira, 19 de março de 2024

Categoria: Especial Saúde

A infelicidade no trabalho e os gatilhos no desequilíbrio emocional

Estudos e estatísticas confirmam que as organizações lucram muito quando seu quadro funcional é formado por pessoas satisfeitas e felizes. A produção e a entrega de resultados possuem uma expressiva elevação, quando o clima organizacional é satisfatório. Porém, estes mesmos estudos afirmam que o número de pessoas infelizes em suas funções, cresce a cada dia…

Leia Mais

Como a alimentação influencia na nossa saúde?

Olá! “Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio”. Esta frase foi dita por Hipócrates há mais de 200 anos e cada vez mais a ciência comprova a relação estreita entre o hábito alimentar e a diminuição do risco de doenças crônicas e também da sua importância no tratamento destas…

Leia Mais

Você é estressado?

Olá! Um novo estudo publicado na revista científica JAMA ressaltou as relações estreitas entre o estresse e o risco de um ataque cardíaco. Os autores do estudo acompanharam 918 pessoas por alguns anos e chegaram a conclusão que o estresse mental teve um impacto significativo no coração e na vida dos pacientes, que eram mais…

Leia Mais

Gaslighting – O abuso psicológico sútil e despretensioso

Várias são as formas de abuso psicológico que um ser humano pode sofrer. No entanto, temos um tipo de abuso que é muito característico por ser, de certa forma, “invisível”, que não deixa marcas físicas, sendo, portanto, difícil de ser analisado e penalizado. É o Gaslighting, tipo de abuso no qual a vítima quase nunca…

Leia Mais

O número de passos que damos por dia é importante?

Olá! Para chegar a uma conclusão, foi realizado um estudo com 2110 adultos, com idades entre 38 e 50 anos divididos em 3 grupos de acordo com a quantidade de passos diários: baixa (menos de 7 mil), moderada (entre 7 mil e 10 mil) e alta (mais de 10 mil). Após 10 anos de estudo,…

Leia Mais

Paralisia facial: por que (e quando) acontece?

Imagine você acordar em um belo dia e, ao olhar para o espelho, deparar-se com o rosto paralisado ou mesmo disforme? Uma situação terrível, sem dúvida – que até parece cena de filme, novela. Mas não está restrita apenas à ficção, infelizmente. A cada ano, estima-se que cerca de 80 mil brasileiros vivam esse drama,…

Leia Mais

Diabéticos podem consumir frutas?

Olá! Conviver com diabetes exige um cuidado em relação a alimentos ricos em açúcar. Isso porque a doença é marcada por uma maior dificuldade em convertê-la em energia e sua sobra na corrente sanguínea leva a inúmeros problemas. Por isso, é uma duvida muito comum no consultório se diabético pode consumir frutas. Embora rica em…

Leia Mais

O papel educativo e preventivo da campanha Outubro Rosa

Em tempos de reflexões sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa nos faz ter mais empatia e tentar compreender a reviravolta, nuances e implicações internas e externas, de uma pessoa que recebe um diagnóstico de um câncer (de qualquer tipo). Receber esse diagnóstico de forma equilibrada, não é fácil. Aceitar e saber lidar…

Leia Mais

Apnéia do sono e coração: qual a relação?

Olá! A síndrome da apneia do sono é caracterizada por paradas respiratórias de mais de dez segundos durante o sono, relacionadas com a diminuição da oxigenação do sangue durante a noite. Tal distúrbio afeta cerca de 30% da população brasileira adulta. Em populações de risco para apneia do sono, como obesos e hipertensos, a prevalência…

Leia Mais