domingo, 17 de novembro de 2019

Categoria: Especial Saúde

Novembro Azul

Olá! A segunda causa de morte no mundo, atrás apenas dos problemas cardiovasculares, é o câncer. Já abordamos no mês passado sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama (o que mais acomete mulheres). Esse mês, chamado “Novembro Azul”, ocorre o movimento para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do…

Leia Mais

Como o otimismo ajuda na saúde do coração

Olá! Hoje, vamos falar sobre um estudo recente realizado pela Universidade de Harvard e Hospital Monte Sinai nos Estados Unidos que mostra como o otimismo ajuda na nossa saúde. Esse estudo, que envolveu 229 mil pessoas e durou quase 14 anos, mostrou que entre os otimistas o risco de sofrer um evento cardiovascular como infarto…

Leia Mais

8 dicas para prevenir a prisão de ventre na criança

A prisão de ventre varia muito de criança para criança, além do fator idade. Segundo Sociedade Brasileira de Pediatria, para que seja considerada “prisão de ventre” em crianças por volta dos 4 anos, devem ser cumpridos no mínimo dois critérios durante dois meses consecutivos: Menos de 3 defecações na semana, ao menos um episódio de…

Leia Mais

Dieta balanceada e o risco de câncer de mama

Olá! Outubro Rosa é a campanha que tem por objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – responsável pela morte de dez mil pacientes todos os anos no Brasil, sendo a maior parte desses números compostos por mulheres. O câncer não tem uma única causa. Há causas…

Leia Mais

Precisamos falar sobre obesidade

Olá! Dia 11 de outubro foi o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade e a proposta foi chamar atenção ao tema, lembrando que a obesidade é doença e pode ser prevenida. Embora mais brasileiros tenham incorporado frutas e hortaliças na dieta e feito exercícios, os índices de obesidade seguem crescendo. Pelo menos, é o que…

Leia Mais

Alterações físico funcionais nos idosos e o impacto na qualidade de vida

O envelhecimento é um processo gradual e irreversível que provoca a perda funcional e progressiva das funções cognitivas do organismo. É caracterizado por diversas alterações orgânicas, como a redução do equilíbrio, da mobilidade, das capacidades fisiológicas (respiratória e circulatória) e modificações psicológicas. A gradativa perda da capacidade física, mental e social, que ocorre com o…

Leia Mais

Estratégias alimentares

Estamos em plena epidemia de obesidade. Contam-se aos milhões as mulheres e homens obesos, até em países pobres. Nos Estados Unidos e Canadá, três em cada quatro habitantes estão acima do peso saudável; no México e no Egito, cerca de 60%; no Brasil, metade da população. Perder peso é tarefa inglória, porque a medicina tem…

Leia Mais

Consumo balanceado de gorduras mono e poli-insaturadas auxilia no sistema imunológico e na saúde cardiovascular

A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que o consumo de dietas inadequadas e a inatividade física estão entre os dez principais fatores de mortalidade. Mas quando se fala de gorduras, especificamente do tipo poli-insaturadas, é importante salientar que são inúmeros os benefícios para a saúde quando ingeridas de forma correta. Tal gordura nada mais…

Leia Mais

Prevençao de doenças cardiovasculares

Olá! As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no mundo. Somente no Brasil, cerca de 300 mil pessoas sofrem infartos anualmente e segundo a Organização Mundial da Saude, até 2040 essa incidência pode ter um aumento de até 250%. Diante desses dados, o congresso Europeu de Cardiologia que esse ano aconteceu na…

Leia Mais