Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Você quer emagrecer ! ?

Atualmente, o Brasil está alinhado com o que vem ocorrendo no mundo e está vendo sua população engordar, ficar acima do peso considerado saudável e, consequentemente, desenvolver diversas doenças metabólicas e crônicas em razão desse quadro. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por doenças cardiovasculares chega a 300 mil casos por ano e o “diabetes mellitus”, matou 61 mil pessoas em 2016.
Provavelmente, você possa estar acima do peso ideal ou tendendo à obesidade, ou ainda, muito provavelmente, tenha algum parente ou amigo que já esteja inserido num dos quadros de doenças acima citados e que já sofrem as consequências do sobrepeso e obesidade. Para reverter esse quadro e atingir o seu peso ideal, tornando-se saudável e feliz, evitando as circunstâncias que favoreçam o surgimento dessas doenças, são necessários apenas dois requisitos: MOTIVAÇÃO, obtida através do conhecimento da gravidade das doenças e suas consequências, caso não mude seu estilo de vida, e, em segundo lugar, mas não menos importante, o DESEJO real e verdadeiro de mudar essa situação. Querer verdadeiramente, fará com que uma pessoa tome as atitudes necessárias para conquistar seu peso corporal saudável.
Entre essas atitudes, podemos citar: procurar ajuda de um nutricionista, abandonar o sedentarismo ou ajustar a quantidade diária de atividade física ou treinamento (caso não consiga sozinho, associe-se a um clube, matricule-se numa academia, contrate um personal, enfim, tome as atitudes necessárias para alcançar a sua meta, só não fique parado, mexa-se!!!).
Seja otimista. Comemore cada grama de gordura eliminada no espaço de tempo estabelecido. Tenha uma meta definida e não perca o foco, lembrando que toda evolução exige um processo onde dedicação e esforço são precedentes da recompensa. Não cabe a mim, neste artigo, dizer como treinar e o que se deve comer, mas sim despertar em quem precisa a razão e a motivação para dar os primeiros passos para conseguir emagrecer, ter mais disposição para o trabalho e o lazer, melhorando sua qualidade de vida. Portanto, “ fé em si mesmo e o desejo verdadeiro de conseguir”, farão você chegar aos seus objetivos!!!

Marcos Antonio Marcondes de Carvalho
Coronel da Polícia Militar, Educador Físico.
Pós Graduado em fisiologia do exercício e nutrição desportiva. Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Palestrante na área de saúde, liderança e motivação.

Compartilhe: