Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Viver e amar na simplicidade

O mundo moderno parece estar cada vez mais marcado por uma mistura complexa de ideias, informações, disputas, ao qual tudo se mistura e tudo se confunde. As gritantes vitrines atraem nossa atenção, os supermercados oferecem tudo aquilo ao qual nem imaginamos, os jornais, a internet, as mídias sociais enchem nossas cabeças com informações que parecem colocar a público tudo o que está acontecendo no mundo.
Desta forma, acabamos por entrar em um ciclo ao qual a simplicidade, nesta condição, é descartada, e faz com que nos distanciemos de nós mesmos, de nossos próprios sentimentos, e a liberdade de expressar quem de fato nós somos. Assim, passamos a viver pautados por avaliações e a procura de realizar algo que nos torne conhecidos, ou uma chamada “independência financeira” que nos eleve a um nível superior.
Viver a simplicidade é viver conforme aquilo que nós somos naturalmente, ou seja, valorizar, e ter amor as coisas que são nossas, e não se envergonhar com a própria realidade. Olhando para Jesus, vemos um exemplo de simplicidade. Ele se fez humano, tornou-se igual a nós com desejos e tentações, seu nascimento foi em uma pobre vila e em uma manjedoura de palhas. Durante sua vida se fez servo procurando fazer o bem a todos, não se vangloriando, mas valorizando a cada um.
Quanto mais acolhermos a vontade de Deus para nossa vida, tanto mais a simplicidade alcançara os nossos corações, pois teremos a consciência de amarmos a nossa pequenez e a nossa realidade. É na pequenez e na simplicidade do dia a dia que conseguiremos permanecer no Amor de Deus, e termos coragem e perseverança para enfrentarmos as turbulências. Por isso, esqueça os medos e as punições que a vida possa lhe oferece, lute para ser aquilo que Deus pensou a seu respeito, seja você mesmo, seja simples.
Daniel Canevarollo
Seminarista

Compartilhe: