Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Um coração puro

Quando falamos de coração temos sempre a visão romântica do mesmo como fonte dos sentimentos, do amor, etc. Mas, se fossemos trazer para uma realidade mais próxima de cada um de nós, podemos concluir que o coração é um dos órgãos mais importantes para o ser humano, pois bem sabemos que quando ele para, a vida se encerra.
Tendo essa ideia em mente, do princípio vital do coração, podemos assim fazer uma análise melhor de quando Jesus pede que tenhamos o coração puro. No evangelho de hoje (Mt 5, 27-32), num diálogo com aqueles que se faziam próximos, os mesmos indagam Jesus sobre o sexto mandamento, o do adultério. Para tal, Jesus faz um alerta que nem sempre o pecado está na consumação ou realização do ato, mas sim na intenção de praticá-lo.
Ele nos lembra que o pecado pode surgir do nosso coração. E continua fazendo como que graves advertências àqueles para que se afastassem de tudo aquilo que nos leva ao pecado. É bem claro para cada um de nós que somos pecadores, e que necessitamos da grande misericórdia de Deus, mas ao mesmo tempo nos é exigido uma resposta, ou melhor dizendo, uma atitude, para que se evite o pecado e todas as suas seduções.
Peçamos sempre ao Senhor que Ele nos dê um coração puro para que possamos melhor servir os nossos irmãos e assim nos aproximarmos cada vez mais do Reino de Deus.
Pedro Henrique Alves Lopes
Seminarista

Compartilhe: