Ir para o conteúdo

domingo, 25 de junho de 2017

Artigos

TEMPOS ESQUIZOFRÊNICOS

Bom Dia Barretos. Tempos atrás, escrevi sobre esquizofrenia, e dizia que segundo o “Aurélio”, era uma afecção mental onde a pessoa perdia o contato com a realidade. Mas, creio que agora, o que estamos presenciando, não é uma pessoa que está acometida de esquizofrenia, mas sim toda uma nação. 

Antigamente, líamos notícias nos jornais e podíamos acreditar no que estávamos lendo. Ainda naqueles tempos, ouvíamos notícias ou comentários através das rádios e podíamos acreditar no que estávamos ouvindo, mas atualmente, não podemos mais acreditar, nem mesmo no que estamos vendo. 

Sim, agora já temos até imagens virtuais, nos impedindo de acreditar no que nossos olhos enxergam. Digo isso, porque mesmo assinando três jornais e os lendo diariamente, sinto-me incapaz de formular juízo sobre os assuntos relatados. 

Hoje, em vez de se relatar fatos e deixar que formemos juízo sobre os assuntos, oferecem-nos versões cada uma delas, carregadas de interesses particulares, sejam eles, ideológicos, econômicos, ou comerciais e, por tanto, descompromissados com a verdadeira função, que é a de informar. 

Ainda na última terça-feira, o jornal “O Estado de São Paulo” trazia a seguinte manchete: “PF vê indícios de corrupção no caso Temer-Loures”, enquanto a “Folha de São Paulo” estampava a manchete: “PF conclui que houve corrupção no caso Temer”. 

Não precisa ser minimamente inteligente para perceber a diferença entre os enfoques dados pelos dois órgãos de imprensa: ‘PF vê indícios de corrupção no caso Temer-Loures e PF conclui que houve corrupção no caso Temer’, se não são contraditórios, são pelo menos tendenciosos. 

Ainda no mesmo dia, você encontra no “Estadão”, em editorial “ O que o Sr. Joesley não disse” o seguinte: – ‘Manda o bom senso, que se procure compreender o contexto em que os acontecimentos se dão, antes de lhes atribuir ares de fato verídico. No caso de Joesley Batista, desde sempre, está claro que a palavra deste senhor deve ser recebida com muitas reservas, pois não são poucos os interesses em jogo – os dele próprio e os daqueles que o patrocinaram durante os governos petistas’. 

A entrevista aparece no momento em que questionam os termos de sua delação premiada à Procuradoria-Geral da República. Durante os governos petistas, a JBS saiu de um faturamento de R$ 4 bilhões, em 2.005, ano em que recebeu seu primeiro financiamento camarada BNDES, para R$ 183 bilhões em 2.016. 

O banco estatal de desenvolvimento tornou-se sócio da JBS, com 21% de participação, atrelando-se ao senhor Joesley Batista por razões que somente Lula da Silva pode explicar. 

Já a “Folha” trás: – Segundo a reportagem apurou, o documento é “conclusivo” sobre o crime cometido. Relatório preliminar da Policia Federal referente a investigação sobre o Presidente Michel Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures conclui que houve a prática de corrupção passiva, segundo a Folha apurou. 

Durma-se com um barulho desse. Qual notícia valorizar? Dizem que Salomé pediu a cabeça de João Batista e o rei a presenteou com a cabeça de João Batista em uma bandeja. 

Será que foi assim que procedeu Joesley? Bem, e se foi quem a pediu? E por que? Junte se a isso, a grande agressividade da rede Globo. Quem eram seus grandes anunciantes: Friboi, Sadia, Alpargatas e outras empresas do Sr. Joesley. Analisem! Bem cuidemos de nossas vidas e vamos dar menos atenção aos relatos e, disse que disse, que hoje invadem as redes sociais e nossos órgãos de imprensa. Bom final de semana a todos.                

BOM  DIA  BARRETOS.

 

Compartilhe: