Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Suplementos de colágeno

Vamos falar de um assunto que gera muitas discussões na medicina esportiva e, se seu médico do esporte for mais tradicional, provavelmente não estará familiarizado com o assunto ou não acreditará nessa discussão. Sabemos que colágenos em termos de pele, já estão consagrados, no sentido de que perdemos colágeno à medida que envelhecemos e utilizamos na estética para prevenir que a pele fique flácida ou enrugada. Mas, hoje também sabemos que o colágeno é muito mais do que estética. Essa é a proteína mais abundante no corpo e não temos apenas na pele, mas também no sangue, nos ossos, nos músculos, na cartilagem e nos ligamentos.
O colágeno atua como um alicerce estrutural para a maioria dos tecidos moles de nosso corpo, e quando o colágeno quebra ou está com “defeito”, essa sustentação é enfraquecida e as estruturas descritas acima enfraquecem, ficando mais fragilizadas (ou flácidas) na maioria das pessoas. Portanto, o colágeno pode ser útil tanto para proteger seus tecidos moles e articulações durante o exercício quanto para melhorar sua recuperação. Isso é especialmente importante para os corredores em termos de flexibilidade, mobilidade e amortecimento, pois o atleta precisa mover suas articulações na mesma amplitude de movimento do começo ao fim do treino ou prova. Se não consegue, pode ficar suscetível a uma redução no desempenho, sentir dor e até se lesionar.

A boa notícia é que é possível obter colágeno suficiente através da dieta, obviamente se forem refeições saudáveis e balanceadas. Isso porque nosso corpo produz colágeno a partir das proteínas que ingerimos. E isso cada um tem individualizado com seu médico do esporte, nutrólogo ou nutricionista esportivo. O corpo também pode sintetizar colágeno, mas requer aminoácidos para isso acontecer. Os aminoácidos são os blocos de construção do colágeno no corpo, e quatro deles (glicina, prolina, hidroxiprolina e arginina) estão diretamente envolvidos na produção de colágeno. Alimentos ricos em proteínas, como carne, frango, peixe e feijão, fornecem aminoácidos. A vitamina C, que é encontrada em frutas cítricas, bem como zinco e cobre, também são necessárias para o organismo sintetizar o colágeno.
Não há como negar que o impacto da corrida sobrecarrega o corpo, por isso alguns corredores estão se voltando para pós treino com suplementação de colágeno para um aumento de desempenho e regeneração tecidual. Na teoria por trás de tomar suplementos de colágeno, no caso de corredores, há o benefício de reparação e recuperação muscular após o exercício, assim como a ingestão de outras proteínas podem ajudar na recuperação pós-treino.
Mas o que a ciência diz? A suplementação de peptídeo de colágeno mais o treinamento de resistência mostraram aumentar a massa muscular e força muscular em homens, de acordo com um estudo publicado no British Journal of Nutrition. Estudos em animais associaram a suplementação com colágeno hidrolisado ao aumento da massa óssea, o que poderia ajudar na redução de lesões e melhorar a recuperação, mas mais pesquisas precisam ser feitas em seres humanos. Por causa dos benefícios que oferecem às articulações, a suplementação de colágeno também pode reduzir a dor, de acordo com pesquisa publicada na revista Current Medical Research and Opinion.
Ainda assim, não são estudos de longo prazo e em larga escala e não há evidências sólidas de que a suplementação de colágeno diminui a lesão nas articulações ou aumente a recuperação dos corredores, o que eu vejo na prática clínica é que alguns atletas respondem muito bem á suplementação e outros são indiferentes. O que eu argumento: temos uma opção para que decidimos juntos, individualmente a cada consulta à depender de cada questão ou queixa que o atleta trás.

Referências:
1 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26353786
2 – https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-10-35
3 – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18416885

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Compartilhe: