Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Suplementos alimentares: você precisa deles?

Olá!
Suplementos alimentares são produtos constituídos por fontes concentradas de substâncias como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega-3) entre outros e que têm por finalidade complementar a alimentação. Ou seja, o alimento é a matéria prima da qual extraímos energia e nutrientes para assegurar a saúde e o desempenho físico. Existem situações nas quais só o alimento não consegue garantir essa oferta. Assim, o suplemento pode ajudar a suprir o déficit.
Alguns suplementos são vendidos com a promessa de melhorar ou retardar o aparecimento de doenças relacionadas a memória. Segundo estudos, essas substâncias não tiveram seu impacto e eficácia comprovada. O trabalho ressaltou que não retardam ou revertem a doença de Alzheimer ou outras doenças neurológicas que causam demência em idosos saudáveis.
Outro estudo mostrou que além de não ter efeito sobre a saúde pode prejudicar a saúde cardiovascular: foi observado um aumento da taxa de derrame em pacientes em uso excessivo de alguns suplementos. A evidência de que cápsulas de óleo de peixe protegem o coração é pouco consistente.
Um dos segmentos onde o uso de suplementos está bastante disseminado é entre os praticantes de esportes e exercícios físicos. Vale lembrar: suplementos não substituem os alimentos nem a necessidade de treinar. Para atingir os objetivos almejados, são necessários programas de exercícios prescritos adequadamente, além de cardápios ajustados às metas de cada fase de treino ou competição.
A ingestão de diversas substâncias pode ser prejudicial às pessoas que sofrem de hipertensão, problemas do coração, diabetes, fumantes, gestantes e outras situações de saúde. O uso irregular pode acarretar sobrecarga no fígado e nos rins pois precisam processar o que foi ingerido.
Portanto, é indispensável a consulta com um médico especialista antes de tomar qualquer produto deste tipo.
Um ótimo domingo e até o próximo!

Compartilhe: