quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Artigos

Somos nossos próprios inimigos

Vivemos alguns dias atrás um momento que por muitos seria jamais imaginável: a greve dos caminhoneiros. Esta greve nos possibilita enxergarmos algo muito sério, o tamanho que está a nossa individualidade. No final, das contas, o maior “inimigo” dos caminhoneiros não foi o governo, mas o próprio povo que, manipulado por uma mídia oportunista e vendida, começaram a ver na greve a culpa de todas as suas mazelas. Todos nós conhecemos alguém que criticou a greve. Todos querem um país melhor, mas ninguém quer fazer nada. E sabe por que não fazem? Porque ainda não falta cerveja e churrasco para a maioria, ou seja, pão e circo.
Enfim, deixando um pouco de lado esta análise do momento social que vivemos e trazendo para a nossa vida pessoal, quantos males o nosso individualismo, nosso ego não nos têm causado? Quantos momentos de alegria e prazer foram deixados de serem vividos em família e entre amigos por causa de mágoas e feridas do passado? A ausência do perdão, em certa medida, é também fruto do nosso individualismo, em não querermos reconhecer a importância do outro na nossa vida. É triste vermos casais que perderam a cumplicidade e o carinho, por nenhum dos dois quererem mais expressar o quanto o outro é importante. É triste vermos amizades de anos acabarem por causa de ego machucado.
A vida, no individualismo, vai se tornando um caixa cheia de dores, frustrações e mágoas. Repare bem em pessoas que aprenderam a partilhar a vida, elas têm sim suas feridas, mas as alegrias são mais fortes e por isso se tornam mais realizadas. Precisamos deixar de olhar para o nosso umbigo e começarmos a olhar para o outro, vamos ficar assustados em ver quanta felicidade desperdiçamos.
A lição para a semana é refletir se não temos sido muito egoístas e individualistas. Se não está na hora de começarmos apensar no outro, de mostrar o quanto ele é importe para nós. Não podemos continuar sendo nosso maior inimigo. Uma feliz e santa semana a todos. Deus te abençoe!
Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia Bom Jesus

Compartilhe: