Artigos
SNOWDEN E A INFLUÊNCIA DA NSA NO MARKETING DIGITAL
Já é tradição no final do ano as listas com as tendências do Marketing Digital para o próximo ano ou para o futuro. Nas listas, os especialistas e estudiosos apontam quais as tecnologias e as ferramentas que serão dominantes no cenário mundial. Porém pouco se fala sobre um influenciador que atua fortemente no mercado e que poderá ditar o ritmo dos acontecimentos nos próximos anos: A NSA (National Security Agency ou Agência de Segurança Nacional).
O momento para se comentar a atuação da NSA não poderia ser mais propício, já que está nos cinemas o filme que conta a história de Edward Snowden, o antigo funcionário terceirizado da NSA, que vazou milhares de documentos da agência, mostrando como funciona o maior sistema de coleta de dados de informações de comunicação, entre eles a internet.
Logo após a série de reportagens de Glenn Greenwald no jornal britânico The Guardian, os usuários mais entusiastas de internet se voltaram com mais fervor para um assunto que circula na rede a muito tempo, mas que nunca foi muito levado a sério pelos usuários comuns: A privacidade da internet.
As buscas por soluções aumentaram exponencialmente nos últimos anos, assim como o download de ferramentas como o navegador Tor, antes utilizado em sua maioria por “exploradores” da Deep Web. Recentemente o popular aplicativo Whats App também entrou na era da criptografia, oferecendo uma codificação de ponta a ponta para seus usuários. Para exemplificar como a busca por soluções de criptografia aumentou, vale a leitura da entrevista de James Clapper, Diretor de Inteligência Nacional da CIA (Órgão que controla a NSA), na qual afirma que os vazamentos de Snowden acabaram acelerando em sete anos o desenvolvimento da criptografia comercial.
É nesse momento que entra a influência da NSA no Marketing Digital. Após a divulgação da quantidade de dados coletados diariamente pela agência, aumentou a busca pela criptografia comercial e a crescente adesão dos usuários comuns por essas ferramentas. Com isso, dados sobre o comportamento do consumidor na internet que eram utilizados no desenvolvimento de estratégias e ações, estão se perdendo ou sendo camuflados pela criptografia. Uma mudança no comportamento do usuário, pode acabar influenciando gigantes da tecnologia, como Google e Facebook, que atualmente ditam tendências no mercado digital e são grandes vendedores de mídia digital baseada em dados de navegação do usuário.
O cenário futuro ainda é impossível de se prever, mas diante da tendência atual, o modelo de Marketing Digital em voga atualmente pode sofrer uma grande mudança nos próximos anos.
Marcello Caetano
Publicitário e Pós-Graduado em Marketing Digital