quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Artigos

Seminaristas participam de Retiro Espiritual na Cidade de Maria

Todos os anos, antes do início do Ano Letivo nos seminários Propedêutico e Maior, os seminaristas participam de um retiro espiritual. O deste ano terminahoje na Casa de Retiros Dom AntonioMucciolocom o almoço de confraternização entre os seminaristas propedeutas e maiores das dioceses de Barretos, São José do Rio Preto e Votuporanga na Cidade de Maria, após a missa de encerramento.
O bispo diocesano de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior é o pregador retiro e utilizou diversas falas e reflexões do Papa Francisco para contribuir com a espiritualidade dos participantes.
Durante a missa de abertura na segunda-feira (28), Dom Milton disse que o tempo de retiro é tempo de silêncio, de escutar o Espírito Santo. “É tempo de nos abrirmos, nos deixarmos inundar pelo Espírito de Deus”, destacou.
Aproximadamente 50 seminaristas entre propedeutas (que se prepararam durante um ano para ingressarem no Seminário Maior) e maiores (que cursam filosofia e teologia no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus em São José do Rio Preto) participaram do retiro.
A Diocese de Barretos conta com dois seminaristas no Seminário Propedêutico e sete seminaristas maiores. A Diocese de São José do Rio Preto tem oito seminaristas propedeutas e 23 maiores, enquanto a Diocese de Votuporanga possui com oito seminaristas maiores.
A programação do retiro contou em sua programação com momentos de orações da Liturgia das Horas, espiritualidade mariana, adoração eucarística, meditações, missas, e celebração penitencial.
Os candidatos ao presbiterado vivem um ano no Seminário Propedêutico com formação específica e depois cursam três anos de filosofia e quatro de teologia.

Compartilhe: