sexta-feira, 20 de Abril de 2018

Artigos

Seminarista Fernando será ordenado diácono hoje na igreja Bom Jesus

A Diocese de Barretos passará a contar a partir desta noite com mais um diácono transitório. Dom Milton Kenan Júnior realizará a ordenação diaconal do seminarista Fernando Felix Rabelo às 19h30, na igreja matriz da Paróquia Bom Jesus, e toda a comunidade é convidada a participar.
Fernando tem 29 anos e é natural de Cornélio Procópio (PR). Tem Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Claretiano Centro Universitário e graduando em História pela mesma instituição.
Chegou à diocese em 1º de maio de 2016 passando a exercer a função de diretor do antigo Educandário São Benedito. Atuou nas paróquias São Gabriel de Jaborandi e Bom Jesus de Barretos e atualmente serve na Paróquia São João Batista de Olímpia. A partir do dia 19 passará a exercer o seu ministério na Área Pastoral Santo Expedito e São Judas Tadeus em Olímpia.
Seu lema de ordenação diaconal é “Eu vim para servir” (Mc 10, 45). “Essa passagem bíblica expressa o meu desejo de servir e a minha missão na diocese”, disse o seminarista.
Diz-se diácono transitório porque receberá posteriormente o segundo grau do sacramento da Ordem que é o presbiterado (o terceiro grau é o episcopado), ou seja, ao longo dos anos de formação Fernando se preparou para servir à Igreja como padre. Existem ainda os diáconos permanentes que são homens casados e exercem uma profissão civil e se consagram à comunidade eclesial.
As funções dos diáconos na Igreja Católica são: distribuir a comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo Sacramento, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, presidir celebrações da Palavra etc. Nas missas presididas pelo papa, bispos e padres é o diácono quem proclama o evangelho.

Compartilhe: