Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

A sabedoria de Deus

A Liturgia da Palavra de domingo (14), nos alerta que todos nós estamos vivendo num mundo vítimas de sua falsa sabedoria. A partir do dia em que Eva ouviu as palavras da serpente: “O dia em que comerem desta fruta, se abrirão os vossos olhos e sereis como deuses, conhecendo o bem e o mal”, o demônio mentiu prometendo que seríamos como deuses; porém disse a verdade garantindo que conheceríamos o bem e o mal.
Atualmente, os que continuam orientando-se pela Palavra de Deus, que possuem a sabedoria Dele, nos mostram como o Senhor continua fazendo o bem; e os que seguem as teorias dos homens estão perdidos no mundo das trevas, cercados pelas falsas promessas da serpentedivulgadas por uma multidão de pessoas humanas que estão à sua disposição. Deus fez-nos livres para escolhermos, e hoje Ele nos lembra que a opção é nossa.
O livro da Sabedoria (7,7-11) afirma: “Orei, e foi me dada a prudência; supliquei e veio a mim o espírito da sabedoria. Preferi a sabedoria aos cetros e aos tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza: a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama. Ameia mais que a saúde e a beleza, e quis possuí-la mais que a luz, pois o esplendor que dela irradia não se apaga. Todos os bens me vieram com ela, pois uma riqueza incalculável está em suas mãos”. Esta é a Sabedoria que os homens transformaram em diplomas que fizeram deles os donos do mundo, com o direito de destruir toda a natureza, e colocar em risco os destinos da humanidade.
São Paulo (Hb 12-13) afirma que, quando é a Palavra de Deus que guia os nossos passos, a realidade é diferente porque: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos e é a ela que devemos prestar contas”.
O evangelho (Mc 10,17-30) lembra-nos a história do jovem que vai à procura de Jesus perguntando:“Bom mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”. Ele, como a maioria dos cristãos, procurava a Jesus como Filho de Deus e Ele se apresenta como homem, dizendo: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom e mais ninguém. Tu conheces os mandamentos: não matarás, não cometerás adultério, não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe.”Ele respondeu: “Mestre, tudo isto tenho observado desde a minha juventude. Jesus olhou para ele com amor e disse: “Só te falta uma coisa: Vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois vem, e segue-me. Mas, quando ouviu isto, ficou abatido e foi embora, porque era muito rico”.
As falsas teorias humanas são manipuladas porque são frutos do egoísmo humano, porém não podem trazer-nos a segurança e a paz; a Sabedoria de Deus, plantada no nosso coração, não pode manipular por ser divina e eterna. Por isso, a ciência dos homens, quando se afasta da Sabedoria de Deus, só prega a injustiçae espalha a violência e a morte. Os analfabetos nos deixaram grandes obras de arte, enquanto os cientistas nos deixam este mundo destruído, com quem nós estamos?

Monsenhor AntonioSantcliments Torras
Vigário paroquial da Paróquia São João Batista de Olímpia

Compartilhe: