Ir para o conteúdo

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Artigos

Representantes paroquiais avaliam o Mês Extraordinário Missionário e o Projeto ‘Setorizar para Evangelizar’

No último domingo (09), aproximadamente 50 pessoas, dentre leigos e leigas, religiosas e padres, junto com Dom Milton Kenan Júnior – bispo diocesano, e o padre Thiago Reis – coordenador diocesano de pastoral, estiveram reunidos na Cúria Diocesana para avaliação do Mês Missionário Extraordinário (outubro) que resultou em missões em comunidades de paróquias da diocese em sintonia com o Projeto Setorizar para Evangelizar.
O bispo lembrou que a Igreja, por sua origem, é missionária. “Quando Cristo constituiu a Igreja, quando ele reúne os discípulos, quando ele escolhe os apóstolos, Ele faz pensando na missão. (…) A nossa vocação missionária tem a sua origem no mistério de Deus, pois Deus é missão, (…) e todos nós somos chamados a realizar o propósito de Deus”, disse. Sobre o projeto diocesano, o prelado recordou que setorizar quer dizer descentralizar, e o objetivo não é mais centralizar todas as atividades da paróquia na igreja matriz.
No evento, o padre Thiago apresentou um resumo do que foi apresentado na Assembleia das Igrejas do Regional Sul 1 da CNBB, e os representantes paroquiais puderam compartilhar as experiências missionárias e depois, em grupos, apontaram os pontos positivos e negativos, além de levantarem sugestões para a continuação do trabalho.
O assessor eclesiástico para o projeto, padre Luís Fernando nascimento, agradeceu a disponibilidade de todos e disse que se o projeto (Setorizar para Evangelizar) está caminhando é graças a cada um ali presente e aos demais agentes paroquiais. “Que juntos possamos criar em nossa diocese essa cultura missionária em nossa diocese. Que nossas paróquias saiam em busca daqueles que estão afastados”, desejou.

Compartilhe: