Ir para o conteúdo

terça-feira, 16 de abril de 2024

Artigos

Quaresma: Tempo de Conversão

No esforço contínuo por seguir, com fidelidade, os passos de Jesus, a Igreja propõe aos fiéis preparem-se para a Páscoa, evento central da fé cristã, através da vivência comprometida do Tempo Quaresmal, que consiste num grande retiro espiritual. Ao longo de quarenta dias somos convidados a seguir, mais firmemente, os passos do Senhor, em atitude de conversão.
Compreender a Quaresma como tempo de conversão permite-nos crescer e amadurecer, sobretudo espiritualmente. Este ‘Tempo’ não se refere aos períodos medidos pelo homem; para além das horas, minutos e segundos, dos dias e meses e anos, este período insere-nos no ritmo de Deus, no tempo da graça do Senhor que É sempre presente, envolvendo-nos, perenemente, em Seu amor, ternura, misericórdia e paz.
A conversão proposta pela quaresma, para além de movimentos físicos ou mecânicos, consiste no movimento da totalidade do ser. A conversão do pensar: a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, já não mais é possível perseverar nas mesmas idéias e esquemas mentais. A conversão do coração: o encontro pessoal com Jesus Cristo refaz as entranhas do ser, dando ao coração a força necessária para não ser escravo de ranhuras, as mágoa, ressentimentos, ódios, traumas e tantas outras realidades que tornam pesado o caminhar. A conversão do agir: transformados a partir de dentro, nosso jeito de fazer cada coisa e todas as coisas busca aproximar-se, cada vez mais do jeito de Jesus que, como ensina a palavra ‘fazia bem todas as coisas.
O caminho proposto pela quaresma não se percorre sozinho. A conversão vence o isolamento e o individualismo e, sem desconsiderar a individualidade de cada ser, move-nos ao encontro de todas as pessoas. Família, círculos de amizade, ambiente de trabalho, comunidade de fé e toda a sociedade são alcançados por este movimento que encontra, ao longo do caminho, tantos outros que caminham na mesma direção.
O gesto da imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis no primeiro dia da quaresma significa que cada discípulo de Jesus, pessoalmente, e todos os discípulos de Jesus, como comunidade fé, estão dispostos a viver intensamente este tempo da graça de Deus em atitude de verdadeira transformação. Feliz e abençoada quaresma para você também!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado
em Psicologia
ivanpsicol@hotmail.com

Compartilhe: