quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Artigos

Prolapso da valva mitral

Olá!
Você já ouviu falar em prolapso da valva mitral? Mas o que é isso? O que causa? Para entender, vou começar explicando o que é uma válvula cardíaca.
Nosso coração é uma bomba, formada por 4 cavidades, que ejetam o sangue para a aorta e as outras artérias. As válvulas que estão entre essas cavidades, abrem para o sangue passar e fecham para que o sangue não retorne, permitindo assim, que o sangue siga um único sentido. Nós temos 4 válvulas no coração e uma delas é chamada mitral.
E o que é o prolapso? É uma anormalidade que possibilita a protusão de uma das partes dessa válvula para a cavidade de cima durante a contração ventricular, podendo permitir então o retorno de alguma quantidade de sangue. Apesar de acometer tanto homens quanto mulheres, mais de 60% dos adultos portadores são mulheres. Sua causa pode ser de origem genética.
A maioria dos portadores de prolapso pode não apresentar qualquer queixa. O estado emocional sob intensa pressão provoca nas pessoas com prolapso da valva, palpitações, dores no peito, tontura e arritmias. Estudos mostram associação com síndrome do pânico.
A vasta maioria dos pacientes com prolapso tem excelente prognóstico e não necessita de tratamento, bastando apenas a execução anual dos exames de rotina, incluindo o ecocardiograma. Quando a pessoa apresenta um refluxo importante, isso pode levar à insuficiência cardíaca, aumento do coração, arritmias e a necessidade de correção cirúrgica.

Compartilhe: