Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Presença que incomoda

No dia 16, 24º Domingo do Tempo Comum,a Palavra de Deus pedia que pensássemos como Jesus pensou para que nós O imitemos seguindo o seu exemplo. Nós precisamos seguir este conselho se queremos anunciar a Palavra de Deus com autoridade; não sendo assim, fingiremos anunciá-la falsificada pelas teorias humanas, como, infelizmente, ouvimos com demasiada frequência. Não tendo coragem para pensar como Deus pensa, nos falta a valentia para defender a justiça que Ele pede que defendamos. Tornando-nos, desta forma, colaboradores nesta corrupção que atormenta o mundo inteiro.
O Livro da Sabedoria (2,12-20) afirma: “Os ímpios dizem: Armemos ciladas ao justo. Porque a sua presença nos incomoda: ele se opõe ao nosso modo de agir. Repreende em nós as transgressões da lei e nos reprova as falhas contra a nossa disciplina. Vejamos, pois, se é verdade o que Ele diz e comprovemos o que vai acontecer com Ele. Se de fato, o justo é filho de Deus, Deus o defenderá das mãos dos seus inimigos”. Esta profecia fala para todos os tempos.Quem é fiel à Palavra não precisa falar, a sua presença já incomoda aos que vivem ignorando a Deus e desprezando a Sua Palavra, por isso são perseguidos e martirizados.
São Tiago (3-14-4,3) diz o porquê: os que vivem iluminados pela Palavra são diferentes tanto na maneira de pensar, como na forma de agir. E da Palavra tiram a coragem para superar todas as dificuldades. “Caríssimos, onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más. Por outra parte, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, depois pacífica, modesta, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem fingimento. O fruto da justiça é semeado na paz, para aqueles que promovem a paz”.
Jesus (Marcos 9,30-37), abre o coração a seus discípulos anunciando-lhes que estava chegando a hora de cumprir as profecias. Dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens e eles o matarão. Mas três dias após a sua morte, Ele ressuscitará”. Com estas palavras, nos revela duas verdades que não podemos esquecer. A primeira: Ele assumiu a nossa natureza humana, viveu como todos nós vivemos, e morrerá como homem. Por isso, Ele pode dizer: “Dei-vos exemplo, para que vós façais a mesma coisa”. A segunda: que a morte é o princípio da vida eterna. “Estando em casa Jesus perguntou-lhes: O que discutíeis no caminho? Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior”. Pergunta que, com certeza, hoje dirige ao papa, aos bispos, aos padres e todos os cristãos, que enquanto Ele deu a vida para salvar seu povo, nós queremos aparecer às custas dos sofrimentos do povo. Até nisto, os discípulos de Jesus nos alertam. Agora só falta que aprendamos a lição para que o mundo fique melhor.

Monsenhor AntonioSantcliments Torras
Vigário paroquial da Paróquia São João Batista de Olímpia

Compartilhe: