Ir para o conteúdo

sábado, 20 de abril de 2024

Artigos

Prática de atividades físicas no inverno e cuidados com o coração

Olá!

Como citamos no último artigo, durante o inverno, as complicações das doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio, podem ter um aumento de até 30%, de acordo com dados da American Heart Association. Nos dias frios, os vasos sanguíneos tendem a ficar naturalmente mais contraídos, o que pode dificultar a circulação. Durante os exercícios, a demanda por oxigênio dos tecidos aumenta, fazendo com que o músculo cardíaco precise trabalhar mais para cumprir sua função de maneira adequada. Com vasos mais estreitos, aumenta também a pressão arterial, sobrecarregando ainda mais o coração. Por isso, é fundamental que os praticantes de atividades físicas que possuem fatores de riscos para doenças cardiovasculares, como tabagismo, pressão alta, diabetes e colesterol alto tenham cuidados redobrados nesta estação.

Nas primeiras horas do dia, com as baixas temperaturas, o risco de infarto aumenta. Acredita-se que o ritmo circadiano, que determina as variações de sono, apetite e liberação hormonal, seja um dos mecanismos responsáveis. Entre às 04h e 09h da manhã, há maior liberação de cortisol, hormônio secretado pela glândula suprarrenal, que tem relação com frequência cardíaca, diâmetro dos vasos sanguíneos e aumento da pressão. Portanto, o ideal é iniciar os exercícios no meio da manhã.

Além dos vasos ficarem naturalmente mais contraídos, no inverno pode ocorrer aumento da viscosidade sanguínea por conta da menor ingestão de líquidos. Assim, temos uma situação mais propícia a alterações de coagulação, facilitando a formação de trombos (coágulos) e obstruções. 

Pelas possíveis dificuldades respiratórias das baixas temperaturas e vento frio, recomendamos o aquecimento muscular, intensificando os exercícios progressivamente. O ideal é utilizar as vestimentas adequadas (mãos, pés e rosto) para se proteger da perda rápida de calor que ocorre durante a atividade física, além da ingestão de líquidos.

Antes de iniciar a prática esportiva, os exames cardiológicos devem ser feitos em qualquer época do ano, pois estes exames ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. 

Compartilhe: