Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Por uma fé viva

São Tiago, no capítulo 2, versículo 14, diz: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática?”. Uma frase tão breve, mas que coloca em xeque muitas pessoas que se dizem religiosas.
Para São Tiago, a fé não é um mero sentimento, ou uma esperança vã, mas um estilo de vida, um modo de se comportar.Olhando para nossa sociedade hoje, nunca tivemos tanta liberdade religiosa, nunca se teve tantas denominações religiosas, tantas pessoas que se dizem convertidas.
Mas também nunca tivemos uma sociedade tão podre como a que assistimos atualmente, e sabe porquê? Porque nossa fé não é posta em prática. Fé, não é sentimento e nem barganha com Deus, mas a certeza de que a vida pode e deve ser diferente. A pessoa de fé, além de presenciar milagres em sua vida, também se torna um milagre na vida das pessoas que convivem com ela, pois se torna um ombro amigo, um coração aberto, uma vida partilhada.
Ao nosso lado há tantas pessoas sedentas de Deus, de amor, de alegria. Será que nós não poderíamos fazer nada para ajudá-las? Será que a dor das pessoas ao nosso redor, em certa medida, não foram causas por nós, pelo nossocontratestemunho?
A fé precisa deixar de ser sentida apenas no coração e passar a ser vista pelo outro. Precisamos de uma fé viva, em que Deus possa mudar a minha vida e das pessoas que convivem conosco.
A lição da semana é tirar um tempinho para refletir se nossas atitudes, nosso jeito de ser em casa são compatíveis com a fé que dizemos ter. Uma feliz e santa semana, Deus te abençoe!

Padre Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia Bom Jesus

Compartilhe: