Ir para o conteúdo

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Artigos

Por onde anda a sensatez?

Não sei quanto a você, caro leitor, mas eu, particularmente, sinto muita falta da sensatez. Ela está cada vez mais em desuso. Perdemos o senso de direção, de normalidade, de humanidade, e em seu lugar, vemos nascerem correntes extremistas e totalitárias.
Veja, por exemplo, a política. Não temos nomes de pessoas sensatas, apenas extremistas de direita e de esquerda. Poxa vida, mas nós não os elegemos para cuidar do país? Não os elegemos para cuidar de nosso futuro? Mas o que vemos é apenas o cuidado com os próprios interesses, e pior, a opressão daqueles que não compactuam com o mesmo.
Olhando agora para o nosso dia a dia de ‘pessoas normais’, também não ficamos em posição melhor. Temos dificuldades em dialogar com o diferente, em respeitar o outro e acolher o outro em suas limitações. Criamos uma situação em que apenas eu sou o certo e os demais que se virem.
Nos relacionamentos não é diferente. Ainda há muitas feridas por conta da ignorância, da estupidez e prepotência. Que falta faz a sensatez! A vida seria diferente se reaprendêssemos a nos ouvir, a nos perdoar, a enxergar o outro lado da história. Ninguém é dono da razão, a vida é uma construção que hora doamos, hora recebemos. Feliz de quem consegue ser sensato em meio a tanta insensatez.
A lição para a semana é você se perceber e tomar cuidado para não se tornar insensato com pessoas que te amam e que poderiam te tornar melhor. E lembre-se, a fé só gesta milagre na vida de quem sabe conviver! Uma feliz e santa semana. Deus te abençoe!
Pe. Thiago Freitas dos Reis
Pároco da Paróquia do Bom Jesus

Compartilhe: